Um dos temas muito discutidos, inclusive em fóruns e eventos de e-commerce, é a importância de se realizar os chamados testes A/B em todas as áreas de seu negócio. Podemos definir esta prática como um constante monitoramento e melhoramento de suas ações.

No envio de e-mails marketing esta técnica pode ser facilmente aplicada, sendo possível fazer testes a partir do:

 

Assunto da mensagem. Teste enviar o e-mail com diferentes assuntos para avaliar qual dentre eles tem maior taxa de abertura e agrada mais o receptor. Lembre-se de desenvolver um título criado, ligado ao conteúdo da mensagem, como explicamos em: “4 dicas para criar assuntos atraentes para seus e-mails”.

Conteúdo da mensagem. Partindo da premissa de que você já trabalha e disponibiliza um conteúdo interessante para seus consumidores avalie, através de testes de envio, quais tipos de informações ou formatos seus clientes preferem: textos corridos, vídeos, tópicos, notícias, informativos, etc.

Remetente da mensagem. É interessante avaliar o interesse do consumidor ao ler o remetente da mensagem. Por isso, indica-se testar o nome da empresa, o nome de um colaborador da empresa, bem como e-mails diferentes e verificar a taxa de abertura para cada caso.

Disparo da mensagem. A dúvida sobre quais dias e em quais horários enviar e-mail marketing sempre volta à tona. Mas, esta também pode ir embora ao testar a aceitação do público no envio de e-mails em diferentes dias e horários.

Há, no mercado virtual, diversas ferramentas pagas e gratuitas capazes de fazer a análise das páginas de seu e-commerce e suas campanhas. O importante mesmo é não deixar de avaliar suas ações: só assim é possível melhorar e conquistar realmente o consumidor.

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