A internet evoluiu muito desde o seu surgimento

A internet evoluiu muito desde o seu surgimento

A internet evoluiu muito desde o seu surgimento. As forma de comunicação foram mudando e melhorando com o passar dos anos até chegar ao ponto em que estamos hoje. Uma das formas de comunicação online mais divulgada recentemente são sem dúvidas as redes sociais. Neste artigo pretendo fazer uma review contínua das redes sociais existentes actualmente. Isto significa que o artigo será actualizado sempre que aparecer uma nova rede social, ou existir tempo para analisar uma já existente.

 

 

 

Quando se inventou a internet, ou melhor, quando Tim Berners-Lee idealizou a web nos princípios dos anos 80, um dos seus objectivos fundamentais era partilhar documentos com os seus colegas. Nesta altura já dava para notar que a web significava na realidade uma rede de partilha de informação, conhecimentos, documentos, ou seja lá qual for o nome. Note que o conceito de web é um pouco diferente do conceito de internet no geral. web é um serviço da internet, responsável pela partilha de documentos entre usuários. A internet possui outras funções além da web, mas não é este o objectivo deste artigo.
O aparecimento dos e-mails

 

Uma das formas mais antigas de troca de informação que surgiu na internet, antes mesmo do surgimento da web, foram os emails. Os emails foram criados na década de 70, ainda no tempo do famoso Arpanet. Hoje em dia ainda se usam muito esses serviços de emails, ou correio eletrónico como ficaram conhecidos. Aliás, e-mail quer dizer correio eletrónico em português.
Com o surgimento da web e o aumento exponencial do número de internautas desde os princípios da década de 90, surgiu também uma necessidade de se usar uma nova forma de comunicação, que fosse mais abrangente, e digamos que, mais agradável que o tradicional serviço de e-mails. Um inconveniente que os e-mails tinham, era com certeza a sua forma tradicional de comunicação, onde cada e-mail ficava na caixa de correio de um usuário até que este decidisse partilhar com os seus contactos. E imagina que você quisesse compartilhar algo até com pessoas que você não conhecesse os seus contactos? Um problema sério.
O e-mail foi o primeiro serviço que eu usei na Internet. em 2003/2004, quando ainda nem sequer tinha um computador, tinha de ir a uma lan house(Internet Café), verificar a minha caixa de entrada, para ver se havia um e-mail perdido por ai. A primeira vez que eu fui a uma Lan House foi exactamenta para enviar um email para um programa de televisão, usando o yahoo! Mail de um amigo. O problema é que eu tinha de procurar endereços nas revistas impressas, livros ou ver em programas de televisão, para assim me comunicar com outras pessoas usando este, até então, meio muito estranho de comunicação.
Foi para eliminar este e outros problemas que surgiram as primeiras redes sociais, bem antes de 2004 claro. desde os princípios da década de 90.

 

Vamos começar a nossa review das redes sociais com uma rede de maior sucesso no país que mais visitantes trás ao INFOmoz, o Brasil. É claro que qualquer leitor atento as novidades da internet já sabe que estou a falar exactamente do Orkut.

 

Orkut é uma rede de relacionamentos criada por um funcionário da Google, e lançada por esta empresa em 2004. O objectivo desta rede era fazer com que ose seus membros encontrassem novas amizades, e fortalecessem ainda mais as amizades que já tinham. A rede social foi criada graças a política do Google, que possibilita a que cada funcionário use 20% do seu tempo laboral para executar seus projectos particulares. Foi assim que Orkut Büyükkokten, engenheiro turco da Google, e ex-estudante de Universidade de Stanford, criou esta rede social.
O público alvo do orkut eram os internautas dos estados uniddos, mas a rede não teve muito sucesso por lá. Em compensação, Orkut é um dos sites mais visitados do Brasil e da Índia. No Brasil conta com mais de 23 milhões de usuários. A Google até anunciou no ano passado que passaria a gestão do Orkut para o Google Brasil. Em outros países, a influência do Orkut vem sendo prejudicada por outras redes sociais como o Facebook e o Hi5.
O funcionamento do Orkut é basicamente o mesmo que o das outras redes sociais. No entanto, quando foi lançado, o Orkut era uma rede super fechada, que funcionava á base de convites, ou seja, para fazer parte da rede, você teria de ser convidado por alguém. Agora esta política mudou, e qualquer pessoa pode se registrar no Orkut. As funções tem melhorado a cada dia que passa. Agora já é possível integrar aplicativos externos ao Orkut, usando a ferramenta OpenSocial. Esta integração já existia no facebook, mas se a Google desse um pouco mais de atenção ao Orkut, que na realidade a rede merece, poderia se tornar muito melhor que as suas rivais, mesmo nas funcionalidades copiadas destas.
Como em qualquer rede social que seja dita social, no Orkut os usuários criam perfís, onde mostram os seus gostos, interesses,etc. No Orkut, os perfís estão divididos em três grupos: social,profissional,pessoal. Em cada um dos grupos o usuário é convidado a introduzir dados referentes aos seus gostos, necessidades,etc. Nem todos os campos dos perfís são de preenchimento obrigatório.
Depois dos perfís, tem as configurações de acesso a estes perfís, pelo público do Orkut. Neste ponto, importa dizer que enquanto não fores cadastrado e fazeres o login no Orkut, nunca terás acesso a nenhum Byte de informação da rede. Nem a partir do Google Search é possível encontrar a informação interna do Orkut. Todos os membros podem visualizar o seu perfil, mesmo que não sejam seus amigos. Mas você pode configurar para que cada tipo de membro veja apenas uma parte do seu perfil, e outros vejam todas, etc. Uma funcionalidade interessante que eu vi no Orkut, foi a de mostrar as últimas pessoas que visitaram o seu perfil. assim você também pode visitar o deles e se quiser, se tornar amigo deles. É claro que onde temos um perfil, temos de ter uma página de recados, e é o que acontece no Orkut. Você pode deixar recados aos donos dos perfis que você visita.
Depois dos perfís temos as comunidades. Uma comunidade é um grupo que partilha algum interesse em comum. Numa comunidade podemos encontrar forúns de discussão, eventos,enquetes,etc. Qualquer membro pode pode criar suas próprias comunidades, e convidar os outros a participarem. Nos tempos em que eu fui viciado em Orkut, a maior comunidade era “Eu amo a minha mãe”, por sinal, brasileira. Também criei minha própria comunidade, “Eu amo Moçambique”. Existem comunidades sobre todos os assuntos no Orkut, desde os mais comuns até aos mais “explícitos”, e é sobre isso que vamos falar no parágrafo a seguir

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?