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Embora a internet seja um espaço democrático e que abriu espaço para que pessoas, empresas e profissionais pudessem criar conteúdos, se comunicar e até mesmo vender, proteger os dados é essencial.

Investir em maneiras de preservar informações sensíveis é um trabalho que precisa fazer parte do planejamento de qualquer organização e as marcas precisam saber como aplicar esse conceito do jeito certo.

A segurança da informação preserva dados sensíveis de clientes e outros stakeholders do negócio. É uma forma de evitar ameaças virtuais e perdas que podem trazer muitos prejuízos para a organização.

As companhias precisam das informações digitais para melhorar suas estratégias de marketing e até mesmo seus produtos e serviços, mas com o surgimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também surgiu a necessidade de protegê-las.

O mercado eletrônico aumentou ainda mais a necessidade dessa proteção, visto que lida diretamente com informações de cartões de crédito e outros dados que, se forem roubados, podem se transformar em uma grande dor de cabeça.

É papel do gestor compreender a importância da proteção de dados, a necessidade do consumidor em confiar no negócio e como implementar essa proteção, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Importância da segurança de dados

Independentemente do tamanho ou segmento de atuação, o fato é que as empresas estão expostas a diversas ameaças na internet, como roubo de dados, fraudes e ações maliciosas.

São vulnerabilidades que podem interromper processos internos e trazer muitos prejuízos financeiros. Elas também podem expor diferentes áreas do negócio e o Brasil é um país que sofre muito com esse problema.

Uma empresa especializada em laudo de vistoria de veículos automotores precisa cuidar dos dados que possui porque o país é o segundo com maior número de crimes cibernéticos, ficando atrás apenas da China.

Qualquer pessoa que seja responsável por administrar um empreendimento, independentemente do tamanho, precisa estar por dentro das maneiras de proteger os dados de todos os seus stakeholders, como:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores;
  • Investidores;
  • Parceiros.

Existe um risco real de vazamento de informações e os casos são muito comuns. Às vezes, as medidas de segurança adotadas são insuficientes e isso facilita o acesso indevido às informações de terceiros.

Todo cuidado é pouco e se o negócio realmente quiser manter seus dados protegidos precisa monitorar todas as informações relacionadas.

As consequências de um possível vazamento são muito negativas, por exemplo, dados totalmente confidenciais se tornam públicos, permitindo que qualquer um tenha acesso a informações confidenciais do negócio.

Até mesmo as transações bancárias podem ser afetadas porque muitas plataformas usam essas informações nas transações de compra. Qualquer vazamento nesse sentido traz muitos prejuízos para terceiros.

Um fabricante de fatiador de frios para mercado cuida muito bem da proteção de dados porque qualquer problema pode prejudicar sua imagem no segmento de atuação, levando a perdas financeiras.

Além disso, existe uma necessidade por parte dos próprios consumidores em se sentirem seguros para confiar no negócio.

A necessidade de segurança na internet

De acordo com um estudo realizado pela Veeam Software, 80% das organizações acreditam que suas medidas de recuperação depois de sofrerem um ataque cibernético não foram suficientes.

Isso mostra que existe um percentual muito alto de preocupação das corporações em relação à proteção de dados e elas investem pesado nisso.

Hoje em dia, a informação se transformou em um bem que agrega valor, traz competitividade, aumenta a produtividade e melhora a credibilidade do negócio e o consumidor moderno precisa de tudo isso para confiar na marca.

Por conta da facilidade na internet, principalmente depois da popularização dos dispositivos móveis, também ficou muito mais fácil ter acesso a informações que embasam as tomadas de decisões das empresas.

Mas mesmo diante de tudo isso, ainda existem muitos negócios que falham ao desenvolver algo realmente eficaz para a segurança na web. É um despreparo que traz prejuízos financeiros e danos à reputação.

Uma empresa especializada em renovação da antt se preocupa porque se as informações dos clientes forem parar em mãos erradas, tanto eles quanto a própria companhia terão muitos problemas.

Ter segurança online é fundamental para proteger a rede e todos os recursos usados pela organização.

Como implementar a segurança de dados?

Implementar a segurança de dados nada mais é do que se adequar à LGPD, mas isso requer uma série de ajustes para adotar medidas corretas e proteger as informações de todos. Alguns passos importantes nesse processo são>

Estudar a LGPD

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conhecer o texto integral da lei geral de proteção de dados e outras leis que tratam do mesmo assunto.

Acreditar que a internet é terra de ninguém pode trazer muitos problemas e é justamente por isso que uma empresa de locação de caminhão munck com cesto aéreo precisa compreender as novas regras.

Além do mais, ter essa compreensão evita que o negócio viole os direitos de alguém e arrume mais problemas por conta disso.

Mapear os dados pessoais

Depois de saber quais são as fontes de coleta de dados usadas pela organização, chegou o momento de mapear a entrada de informações, independentemente de quem seja.

Conhecer esses aspectos é fundamental para que o negócio saiba o que precisa fazer e garantir a proteção dos dados.

Mapear os riscos de tratamento

O terceiro passo para implementar a proteção de dados é avaliar o ciclo de vida das informações que a companhia obtém e se existe alguma falha no processo.

O objetivo é identificar riscos de vazamentos, uma vez que é de responsabilidade da organização providenciar toda a proteção necessária para essas informações e garantir a privacidade de clientes e usuários.

Elaborar relatórios de impacto

Uma fábrica de gesso 3d precisa elaborar seu relatório de impacto de proteção de dados pessoais porque ele é uma exigência para a implementação da LGPD.

É um documento que deve ser elaborado pelo controlador de dados, portanto, pela própria empresa, sempre que ela identificar possíveis riscos provenientes do tratamento de informações.

Criar uma política de proteção de dados

O negócio precisa criar sua política de proteção de dados e fazer todas as adaptações necessárias nos documentos internos e externos.

A implementação da LGPD precisa contar com algumas regras que devem ser definidas e seguidas pela empresa inteira, mas para que todos os colaboradores sigam essas exigências, é fundamental criar uma política de proteção de dados.

Assim como outros documentos oficiais da corporação que contenham seu nome, essas diretrizes devem ser revisadas por uma consultoria especializada ou pelo departamento jurídico do negócio.

É assim que uma empresa de som para casamento vai garantir que toda a documentação esteja de acordo com a LGPD, além de seguir sempre pelo caminho correto.

Gerenciar pedidos

A companhia precisa fazer essa gestão de pedidos de titulares e órgãos para entender o padrão de solicitação de clientes e ser capaz de atender a todas as exigências que podem ser feitas na fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Em linhas gerais, é necessário criar documentos que contenham um passo a passo do funcionamento desse processo.

Treinar a equipe

A implementação da proteção de dados só será bem-sucedida se todos os profissionais envolvidos estiverem por dentro dela.

As equipes que tratam de dados pessoais devem ser treinadas para entender o funcionamento da lei e as práticas que serão adotadas pela corporação, e isso pode ser feito por meio de um treinamento.

Investir em compliance

Para embasar suas estratégias de marketing com painel para propaganda externa e não ter problemas com os dados dos consumidores, a marca precisa investir em compliance de proteção de dados mediante governança.

Trata-se de determinar um conjunto de processos e ações na governança de tecnologia da informação para garantir o cumprimento das regras da lei geral de proteção de dados.

Isso vai fazer com que a organização se mantenha dentro do que impõe o texto legal em seus processos diários.

Exigir compliance dos fornecedores

Os fornecedores de uma empresa de monitoramento de frota via gps também precisam ter compliance na proteção de dados.

Dependendo da prática adotada pelo fornecedor em relação a esse processo, as informações do negócio também podem ser prejudicadas, então é muito importante fazer essa exigência.

Considerações finais

Muito se fala sobre a importância da proteção de dados hoje em dia porque vazamentos de informações podem trazer muitos prejuízos para os negócios, clientes e outros pontos que interagem com eles.

São informações sensíveis que podem se tornar alvo de exigências como resgates, além de prejudicar a imagem da corporação. Para se proteger, basta seguir a LGPD e implementar a proteção de dados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.