Ação do Facebook está supervalorizada, diz jornal financeiro
Nos últimos dias, em razão da divulgação de seus resultados financeiros trimestrais, o Facebook tem experimentado uma alta valorização de sua ação, que na sexta-feira, 3, custava US$ 28,31.
O preço está 60% mais alto do que o menor nível registrado em 2012, conforme relata a Reuters, mas mesmo assim está bem mais baixo, se comparado aos US$ 38 alcançados com a oferta pública inicial de ações (IPO) realizada em maio passado.
Porém, nada disso importa, para o jornal financeiro Barron’s, que no último domingo, 5, avaliou que a ação do Facebook está supervalorizada. Para a publicação, o papel não deveria ser negociado a mais do que US$ 25.
Hoje a troca de ações da rede social ocorre a 75 vezes o lucro da empresa estimado para este ano. Em comparação, as negociações envolvendo ações do Google são realizadas a menos de 20 vezes.
O Barron’s notou que os investidores apostam no setor móvel, que vem dando saltos a cada trimestre. O problema é que a publicidade do site ainda está apoiada no desktop, que ficou estável mas tende a cair daqui para frente.
Na visão do periódico, os investidores estão assumindo um valor de mercado muito alto, de US$ 71 bilhões, para o Facebook, tendo como base a aposta na publicidade mobile, que só apresenta US$ 1,5 bilhão de receita. Além disso, as despesas da companhia cresceram 60% em apenas três meses.
É feita ainda uma comparação direta do Facebook com o Google, que tem investido numa série de produtos – óculos, carros inteligentes, entre outros -, enquanto o time de Mark Zuckerberg “parece mais focado em dirigir anúncios aos usuários para cumprir com expectativas de lucro de Wall Street”.