Acionista acusa Zuckerberg de enganar investidores para enriquecer

Acionista acusa Zuckerberg de enganar investidores para enriquecer

facebook-di-caraUm acionista do Facebookacha que foi enganado por Mark Zuckerberg, seu time de conselheiros e outros executivos. Por isso, processou a todos pedindo uma compensação relacionada à oferta pública inicial de ações (IPO) da companhia, informa aReuters.



Gaye Jones alega que os executivos tinham consciência de que o Facebook não havia revelado determinados dados. As informações apontavam para uma tendência de queda no faturamento referente ao uso do site por dispositivos móveis. Segundo Jones, somente alguns bancos que ajudaram no processo de IPO e investidores cruciais sabiam das projeções.

“Os acusados enriqueceram indevidamente porque realizaram enormes lucros e benefícios financeiros com a oferta pública inicial a despeito de estarem informados sobre as perspectivas diminuídas de faturamento e lucro da empresa, que não foram reveladas publicamente aos investidores”, escreve ele.

Em um mês após a IPO, em maio de 2012, o valor da ação do Facebook caiu de US$ 38 para US$ 25. Pouco tempo após a abertura do capital, a companhia foi alvo de mais de 50 processos de investidores, sendo que corre num tribunal federal de Nova York uma proposta para unificá-los.

Como a ação movida por Jones é derivativa, qualquer ganho ficará com a própria empresa, e não com ele. O que o investidor quer é que o board doFacebook devolva o que ele julga ter sido conquistado inadequadamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?