AIOps o que é e como ela pode impactar o seu negócio.

AIOps o que é e como ela pode impactar o seu negócio.

AIOps o que é e como ela pode impactar o seu negócio

AIOps o que é e como ela pode impactar o seu negócio, a transformação digital nas organizações tem colocado em pauta uma importante questão: o volume de dados. A discussão permeia desde o seu gerenciamento, armazenamento até à sua segurança, além dos altos custos e do trabalho manual que isso gera nas operações de TI (ITOps), já que eles são os responsáveis por separar o “joio do trigo” e identificar o que é (e o que não é) relevante, praticamente em tempo real.

Se parar para analisar, verá que essa é uma árdua missão. Rafael Marangoni, CEO da BRLink – empresa que oferece soluções de Cloud, Inteligência Artificial e Machine Learning -, explica que, sem ferramentas adequadas, é inevitável que problemas como o aumento do tempo na identificação e resposta a incidentes se tornem grandes desafios.

“Fica cada vez mais evidente que resolver os problemas atuais com as ferramentas do passado não é a melhor alternativa. Além do aumento do volume de dados, as fontes de onde são gerados se tornam cada vez mais diversas, métricas e logs vêm de todos os lados, aumentando a complexidade das análises e dificultando também a correlação de eventos com assertividade”, ressalta.

Marangoni conta que, quando essa assertividade não ocorre na operação de TI, o resultado é, na maioria das vezes, o impacto nos negócios daquela organização, muitas vezes, da pior maneira possível. Ele exemplifica: “incidentes graves de indisponibilidade ou de segurança, que agridem diretamente o negócio das companhias”.

Com base nessa importante demanda para que equipes de ITOps consigam se manter atualizadas e utilizem os dados a favor dos negócios, surge a Inteligência Artificial para operações de TI (AIOps), uma aplicação de técnicas de Machine Learning para resolver problemas de operações de TI. O conceito combina recursos de Big Data e Machine Learning para aperfeiçoar funções tradicionais de TI, como identificação, análise e correlação de incidentes, dentre outros.

Existe futuro sem AIOps?

De acordo com o Gartner, até 2023 mais de 30% das maiores empresas do mundo utilizarão ferramentas e tecnologias para monitoração de suas aplicações e infraestrutura, sendo que somente 5% destas empresas utilizavam estas tecnologias. Para endossar essa nova tendência, uma pesquisa feita pela TechValidate constatou que 97% das organizações concorda que soluções do tipo AIOps ajudam a aperfeiçoar a operação de TI.

Para o CEO da BRLink, não é preciso nenhum modelo complexo de Machine Learning para prever que o futuro das operações de TI dependerá cada vez mais de AIOps, uma vez que essa tarefa se torna cada vez mais impossível de ser cumprida por um humano.

“Isto torna a aplicação do conceito de AIOps uma necessidade crescente nos próximos anos. Cada vez mais ferramentas devem surgir para apoiar os profissionais de TI na monitoração de aplicações e infraestrutura. Tudo indica que quem ficar nas ferramentas do passado terá dificuldades em operar os ambientes cada vez mais complexos”, discorre.

Como AIOps pode impactar o seu negócio?

Marangoni explica que a aplicabilidade da AIOps é muito ampla, mas elenca alguns dos resultados mais comuns na utilização da AI na operação de TI. Observe que muitos dos itens abaixo listados são perseguidos constantemente por profissionais e times de TI, ou des negócios.

Disponibilidade: a análise assertiva e rápida de eventos de monitoração permite que incidentes sejam respondidos com mais velocidade, gerando menos indisponibilidade e aumentando a confiabilidade do ambiente. Além disso, se utilizadas estratégias de predição, é possível, inclusive, evitar incidentes de indisponibilidade;

Segurança: muitas das soluções de AIOps atualmente já focam no mundo de segurança da informação, pois incluir Machine Learning na análise e correlação de eventos de segurança é comprovadamente muito eficiente. Isto permite responder com agilidade a incidentes de segurança e evitar, dentre outros problemas, o vazamento de informações.

Otimização de custos: a análise adequada de métricas de monitoração permite aos times de TI utilizar com mais assertividade os recursos disponíveis. Seja em ambiente de nuvem pública, ou em estruturas tradicionais. Evitar desperdícios é uma necessidade constante para líderes de TI.

Otimização de desempenho: utilizando as ferramentas adequadas, é possível fazer mais com menos, melhorando o desempenho de aplicações e estruturas. “Um exemplo disso é a BRLink, que possui as ferramentas de AIOps para monitoração de aplicações, o que permite otimizá-las com mais assertividade, reduzindo tempos de resposta e melhorando a experiência de usuários”.

TI agregando mais valor ao negócio: com as ferramentas adequadas, os profissionais de TI são capazes de resolver problemas com mais velocidade e assertividade, podendo assim investir mais tempo em entender e ajudar o negócio nas suas necessidades gerais.

Mais automação, menos ações manuais: algo que está intimamente correlacionado com AIOps é a utilização de fluxos de automação para resposta a incidentes e processos de trabalho. Isto permite depender menos de pessoas, aumentando a confiabilidade da operação, evitando erros comuns de operações manuais.

fonte: cio.com.br

 

Tags:, , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?