Aplicativo Disconnect permite que você não seja rastreado na Internet

Aplicativo Disconnect permite que você não seja rastreado na Internet

rastreadoInternautas mais experientes sabem que muitos sites rastreiam seus passos na internet com o uso de “cookies” armazenados pelo navegador. Serviços como o Facebook os usam para autenticá-lo como um usuário válido enquanto você visita o site, por exemplo.

 

Mas as empresas também pode usar cookies para rastrear o que você está fazendo quando visita outros sites. Por exemplo, se você estiver logado no Facebook e visitar um site como oHuffington Post, um widget no site irá lhe mostrar uma lista das matérias que seus amigos no Facebook estão lendo naquele momento. Por sua vez, o Facebook usa esta informação para lhe mostrar anúncios com base nos sites que você está visitando.

Se este tipo de “personalização” da web lhe deixa desconfortável experimente o Disconnect (disconnect.me), uma extensão gratuita para o Chrome, Firefox e Safari que bloqueia as tentativas de rastreamento online. Ao contrário da maioria das extensões que prometem tornar seu histórico de navegação anônimo, o Disconnect monitora os dados que seu navegador troca com os sites e bloqueia seletivamente o tráfego para serviços que rastreiam sua atividade online, sem bloquear os sites propriamente ditos. 

Visite o site Disconnect.me e clique no botão azul que diz Get Disconnect para instalar a extensão em seu navegador. Um pequeno ícone irá surgir na barra de ferramentas mostrando o número de pedidos de rastreadores recebidos nos sites que você visita. Por padrão a extensão bloqueia o rastreamento via Facebook, Google, LinkedIn, Twitter e Yahoo, mas é possível clicar no ícone para bloquear ou permitir seletivamente o rastreamento por um ou mais serviços.

E não tenha medo do Disconnect atrapalhar sua navegação quando você realmente quiser visitar o Facebook ou o Twitter: durante meus testes consegui manter meu histórico privado sem prejudicar o uso de nenhum dos serviços que são filtrados pelo Disconnect.

Proteção em redes públicas

O Disconnect também lhe ajuda a se manter seguro ao acessar a internet em redes Wi-Fi públicas, já que força o acesso via HTTP Seguro (HTTPS) a sites como o Facebook, Gmail, LinkedIn, Twitter, Yahoo e YouTube (embora alguns destes sites, entre eles o Facebook, Gmail e Twitter, já sirvam páginas via HTTPS por padrão). O acesso via HTTPS criptografa os dados da conexão, como seu nome de usuário e senha para login nestes sites, impedindo que sejam interceptados por um malfeitor “na escuta” na rede do aeroporto, shopping ou café. 

O Disconnect não irá mantê-lo completamente anônimo, mas se for usado em conjunto com uma rede virtual privada (VPN) anônima como o ToR (www.torproject.org), torna muito mais difícil que descubram quem você é, ou o que está fazendo online.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?