App de lanterna para o Android rastreia posição de milhões de usuários

App de lanterna para o Android rastreia posição de milhões de usuários

android lanternaCuidado com as permissões que você dá para seus aplicativos. A GoldenShores Technologies, desenvolvedora de um aplicativo chamado Brightest Lanterna Grátis, um aplicativo aparentemente inofensivo de lanterna, entrou em acordo com a FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) após acusações de que rastreava a localização de milhões de usuários.

O app foi baixado 50 milhões de vezes e possibilitava a transmissão da exata localização para anunciantes, além de um identificar do dispositivo. A comissão aponta que a opção de desativar o rastreamento apenas enganava os usuários, já que os dados eram automaticamente compartilhados antes que a pessoa pudesse desativar a opção.

“Quanto os consumidores recebem uma opção real e informativa, eles podem decidir por si próprios se o benefício de um serviço vale a informação que eles precisam compartilhar para usá-lo, afirma Jessica Rich, diretora da Central de Proteção ao Consumidor da FTC, lamentando que o aplicativo de lanterna ironicamente deixava os usuários “no escuro” sobre o uso dos dados.

Com o acordo, a GoldenShores Technologies deverá oferecer mais controle para o usuário sobre as informações de localização e não enganar mais sobre como elas são usadas. Além disso, todas as informações coletadas antes do acordo deverão ser deletadas.

Via The Verge 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?