apple-pode-entrar-na-corrida-da-ia-com-chip-para-data-center

Na corrida da inteligência artificial (IA), a Apple parece ser a big tech que está mais atrás na comparação com seus pares do Vale do Silício. E isso tem exasperado os investidores da companhia.

A companhia comandada por Tim Cook, porém, está trabalhando em um projeto secreto para desenvolver o seu próprio chip de IA para data centers, uma medida que tem potencial de dar vantagem à Apple nesta disputa, de acordo com o The Wall Street Journal (WSJ).

O novo projeto tem codinome interno de Projeto ACDC (Apple Chips in Data Center). Não há ainda uma data para algum anúncio, mas a Apple prometeu novos produtos de IA em sua conferência voltada para desenvolvedores, que acontece em junho deste ano.

“Acreditamos no poder transformador e na promessa da IA e acreditamos que temos vantagens que nos diferenciarão nesta nova era, incluindo a combinação única da Apple de integração de hardware, software e serviços”, disse Cook, na teleconferência de resultados trimestrais da companhia.

De acordo com o WSJ, a Apple tem trabalhado com a Taiwan Semiconductor Manufacturing, seu parceiro na área de chips. A Apple tem tradição em projetar e desenvolver os seus próprios chips. Ela já fez isso como iPhones, iPads, Apple Watch e os computadores Mac

Para o chip de servidor da Apple, o componente provavelmente se concentrará na execução de modelos de IA – o que é conhecido como inferência – em vez de treinar modelos de IA, onde a fabricante de chips Nvidia provavelmente continuará a dominar, de acordo com algumas pessoas a par dos planos.

A onda de IA generativa, em que o ChatGPT é o principal expoente, necessita de uma grande quantidade de servidores para fazer processamento dos dados. Hoje, a maioria das empresas dependem dos chips da Nvidia.

Por esse motivo, muitas companhias estão em busca de alternativas à Nvidia, que detém quase 80% de mercado desses chips – não à toa, a empresa vale atualmente US$ 2,2 trilhões, uma alta de quase 90% em seus papéis na Nasdaq.

O Google trabalha em um projeto desde 2023. E a OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, está também em busca de recursos para financiar um projeto de chips para IA. O Softbank está também captando US$ 100 bilhões para criar um rival para Nvidia.