Autoridades japonesas partilham documentos secretos no Google Groups

Autoridades japonesas partilham documentos secretos no Google Groups

groups3homeMais de seis mil mensagens e conversas mantidas pelo governo do Japão e por entidades privadas do país foram acidentalmente tornadas públicas através do Google Groups. Tudo porque, aparentemente, houve um problema com as definições de privacidade do grupo em questão.

 

O incidente teve origem no Ministério do Ambiente japonês, onde os funcionários costumam partilhar documentos através do Google Groups. Só que, desta vez, o trabalho correu mal e várias conversas importantes entre instituições governamentais, muitas delas incluindo temas sensíveis, foram tornadas públicas.

Uma parte da informação agora revelada está relacionada com um tratado internacional e com a Convenção de Minamata sobre a questão do mercúrio. Não se sabe se este incidente e as revelações feitas irão afetar o futuro do tratado. De acordo com o porta-voz do ministério, “é problemático que os processos à volta das negociações se tenham tornado públicos. Já tomámos medidas de prevenção”.

Entretanto, o ministério está a conduzir uma investigação do caso, mas a culpa já começou a recair sobre a Google e a sua ferramenta Groups. Até agora, a empresa não se fez ouvir.

O incidente revelou ainda informações sobre os ministérios do Território e Transportes e da Agricultura e Florestas, bem como da Agência da Reconstrução.

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?