Big Data é prioridade estratégica para 78% dos CIOs brasileiros

Big Data é prioridade estratégica para 78% dos CIOs brasileiros

bigdata-ceoApesar de 60% das empregas concordarem que Big Data auxiliará na melhoria da tomada de decisões e aumentará sua competitividade, apenas 28% relataram gerar atualmente valor estratégico a partir de seus dados. 

 

Essa é uma das conclusões do estudo Cisco Connected World Technology Report (CCWTR) realizado pela Cisco com profissionais de TI em 18 países, incluindo o Brasil. A pesquisa teve o objetivo de analisar a prontidão dos CIOs, desafios, lacunas de tecnologia e o valor estratégico da implantação de projetos de Big Data. 

Mais de dois terços dos gerentes de TI concordam que o Big Data será uma prioridade estratégica para suas empresas em 2013 e nos próximos cinco anos. As porcentagens mais altas foram encontradas na Argentina (89%), China (86%), Índia (83%), México e Polônia (ambos 78%). No Brasil foi de 76%. 

No mundo, 38% dos entrevistados e 32% no Brasil disseram que, mesmo tendo uma solução Big Data, eles ainda precisam de um plano estratégico para aproveitar esse modelo. 

Os gerentes de TI indicaram diversos obstáculos à adoção das soluções Big Data: A segurança é a primeira da lista, seguida por orçamento e pessoal. Mundialmente, mais de um em cada quatro entrevistados (27%) disseram que a segurança de dados e a gestão de risco são uma grande preocupação. 

Eles citaram o enorme volume de dados, as diversas formas de acessá-los e a falta de orçamento para segurança como as razões mais importantes pelas quais a segurança dos dados em projetos de Big Data é um desafio tão grande.

Entre os entrevistados, mais de 50% esperam que as estratégias de Big Data aumentem seus orçamentos de TI em 2013. Cerca de três em cada cinco (57%) disseram que o Big Data elevará os recursos nos próximos três anos. Esta é a opinião de 73% dos profissionais de TI entrevistados nos Brasil.

Aproximadamente um em quatro (23%) espera que as cargas de suas redes tripliquem nos próximos dois anos. Expectativa para 32% dos entrevistados no Brasil. Somente dois em cada cinco entrevistados (40%) relataram estar prontos para um aumento no tráfego de rede.  No Brasil 33% dos entrevistados têm esta percepção.

Impactos da TI

De acordo com o estudo, o Big Data oferece à área de TI uma oportunidade de agregar valor e criar parcerias mais fortes nas linhas de negócios que ajudam nos resultados e no aumento da receita. Os projetos nessa área podem ajudar a oferecer oportunidades para que o departamento de TI se torne um parceiro mais estratégico em suas organizações. 

Três em cada quatro entrevistados (73% no mundo e 76% no Brasil) disseram que o departamento de tecnologia de informação promoverá sua estratégia de Big Data.  

No entanto, os entrevistados da pesquisa nos 18 países informaram que outras linhas de negócios também se juntarão à área de TI na liderança de Big Data, incluindo: Finanças (24%), Pesquisa e Desenvolvimento (20%), Operações (20%), Engenharia (19%), Marketing (15%) e Vendas (14%). 

 Muitas empresas estão descobrindo que os projetos de Big Data precisam incluir múltiplas linhas de negócios, o que exige novos níveis de colaboração interempresarial. E, ainda que a tecnologia seja importante para as soluções Big Data, é necessário encontrar pessoas com o conjunto de habilidades especiais e com criatividade para imaginar e realizar o potencial pleno dos dados. 

É cada vez mais necessário que mais profissionais de TI sejam treinados nessa área especializada: por exemplo, os “cientistas de dados” que transformam dados brutos em informações que levam à descoberta e aos Insights, que informam o que descobriram de formas criativas e visuais e que sugerem o impacto sobre o negócio. 

Quase um em cada quatro gerentes de TI no mundo (22%) disse que os projetos de Big Data afetarão de maneira significativa seu pessoal de TI e mais da metade (56%) disse que essa estratégia terá no mínimo algum impacto. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?