Archive

As principais armas de ciberataques para 2020

As principais armas de ciberataques para 2020

O ano de 2020 será um ano de complexidade no que tange questões de cibersegurança, avisou a McAfee por meio de seu relatório anual "Previsões para 2020", recentemente divulgado. O documento prevê as principais ameaças cibernéticas que devem colocar usuários e empresas em risco no próximo ano.

Ameaças com base em inteligência artificial (IA) e machine learning foram destaque. De acordo com Steve Grobman, diretor de tecnologia da McAfee, a criação de conteúdos falsos ganhará mais espaço em 2020, já que a manipulação de imagens e áudios não exige mais conhecimento especializado.

A partir de ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, atores maliciosos deverão distribuir ainda mais materiais com informações não verídicas. Além disso, a previsão é de que o próximo ano seja marcado pelo crescimento de riscos à segurança gerados pela tecnologia de reconhecimento facial e outros sistemas biométricos.

Grobman afirma que os criminosos cibernéticos começarão a criar falsificações para evitar o reconhecimento facial, tornando necessário que as empresas fortaleçam a tecnologia.

Outro ponto citado no relatório é a extorsão e filtragem de dados. No ano passado, a McAfee previu que os cibercriminosos criariam grupos para aumentar o número de ameaças, o que foi confirmado.

“Os grupos de ransomware usaram máquinas pré-infectadas de outras campanhas de malware ou o protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) como ponto de partida para a campanha”, diz John Fokker, chefe de investigações cibernéticas da McAfee.

A previsão é de que os grupos de cibercriminosos gerem ataques ainda mais eficientes, direcionando os seus ataques a usuários e empresas por extorsão.

“Até 2020, esperamos que a penetração seletiva nas redes corporativas continue a crescer e, finalmente, dê lugar a ataques de extorsão em duas etapas. No primeiro, os cibercriminosos lançarão um ataque paralisante de ransomware, extorquindo as vítimas para recuperar seus arquivos. No segundo, eles irão contra-atacar, mas desta vez ameaçando revelar os dados confidenciais roubados antes do ataque”, acrescenta Fokker.

Segundo o relatório, a dependência das APIs aumentará por conta do crescente ecossistema de aplicativos em nuvem. Porém, a ferramenta continua sendo um alvo fácil para o acesso a dados confidenciais.

No geral, as APIs ficam fora da infraestrutura de segurança e são ignoradas nesse quesito, e o problema deve continuar ao longo de 2020. O alerta é de que aplicativos de alto perfil em redes sociais, comunicações ponto a ponto, mensagens e processos financeiros sejam afetados.

“A crescente necessidade e o ritmo acelerado das organizações que adotam APIs para seus aplicativos em 2020 irão expor a segurança da API como o elo mais fraco, que leva a ameaças nativas da nuvem, colocando em risco desde a privacidade e os dados do usuário até estratégias de segurança maduras”, finaliza Sekhar Sarukkai, vice-presidente de engenharia e segurança em nuvem da McAfee.

fonte: cio.com.br

Ransomware: como evitar ataques que sequestram dados e exigem pagamentos

Ransomware: como evitar ataques que sequestram dados e exigem pagamentos

Ransomware o Brasil é o segundo colocado no ranking de ataques mundiais de ransomware, ameaça que impede que funcionários acessem os sistemas internos da empresa, diz a pesquisa "Smart Protection Network", da Trend Micro. Ainda segundo a pesquisa, 51% das empresas brasileiras já sofreram com esse tipo de ataque em 2018. Continue reading "Ransomware: como evitar ataques que sequestram dados e exigem pagamentos"

Tipos de ameaças à segurança cibernética

Tipos de ameaças à segurança cibernética

Tipos de ameaças à segurança cibernética. Na era digital, é preciso um conjunto de medidas e programas de segurança cibernética para conservação dos nossos dados pessoais e os dados das nossas empresas. O hacking de informações pessoais, seguido pelo roubo de fundos e bens materiais de um indivíduo ou organização, pode levar a uma ampla variedade de consequências.  Um hacker de alto nível pode atacar infraestruturas, como hospitais, usinas, bancos, causando indignação e pânico na sociedade. Portanto, a cibersegurança é extremamente importante para a operação e o funcionamento estáveis ​​da sociedade. Continue reading "Tipos de ameaças à segurança cibernética"

Cibercriminosos clonam cartões SIM e realizam ataques irreversíveis

Cibercriminosos clonam cartões SIM e realizam ataques irreversíveis

Cibercriminosos clonam cartões SIM e realizam ataques irreversíveis. Os smartphones chegaram ao ponto de ser uma extensão de nossos corpos. Precisamos deles para acordar, para checar a temperatura, realizar tarefas e até mesmo para acompanhar as notícias do dia. Continue reading "Cibercriminosos clonam cartões SIM e realizam ataques irreversíveis"

Ataques altamente destrutivos devem dominar cenário de ameaças em 2018

Ataques altamente destrutivos

Ataques altamente destrutivos, os cibercriminosos adotarão recursos de inteligência artificial e automação para usar nos pedidos de resgate para o restabelecimento de serviços comerciais, instalar armas nos dispositivos de IoT e atacar infraestruturas fundamentais. Continue reading "Ataques altamente destrutivos devem dominar cenário de ameaças em 2018"

Megaciberataque Telefónica, empresas na Europa e no restante do mundo tem seus sistemas de TI derrubados

Megaciberataque Telefónica, empresas na Europa e no restante do mundo tem seus sistemas de TI derrubados

Megaciberataque ocorrido na manhã desta sexta-feira, 12,que tirou do ar os sistemas de diversas empresas e serviços públicos principalmente na Europa foi causado por um ransomware que violou os  sistemas da sede da Telefónica em Madrid. Segundo a imprensa internacional, 85% dos computadores da companhia foram infectados e tiveram seus dados criptografados. Continue reading "Megaciberataque Telefónica, empresas na Europa e no restante do mundo tem seus sistemas de TI derrubados"

Ransomware, seus dados podem ser sequestrados

Ransomware, seus dados podem ser sequestrados

O Ransomware é um malware responsável por sequestrar os dados de dispositivos e pedir recompensa geralmente em bitcoins, uma moeda digital, praticamente impossível de ser rastreada. Após o sequestro, os dados são criptografados e apenas o invasor possui a chave para quebra da criptografia, solicitando um valor para entregar a chave ao usuário. Continue reading "Ransomware, seus dados podem ser sequestrados"

Falha no Linux expõe usuários de Android

Falha no Linux expõe usuários de Android

Um grupo de pesquisadores encontrou uma falha no kernel do Linux, que deixa expostas as informações de mais de 1,4 bilhões pessoas. O bug afeta diretamente todas as versões do Android a partir da 4.4 (KitKat), incluindo até mesmo a versão mais nova do sistema, a 7.0 (Nougat). A brecha foi descrita como “severidade média” por ser difícil de explorar, mas perigosa para ataques direcionados. Continue reading "Falha no Linux expõe usuários de Android"

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?