Clientes visitam lojas físicas antes de comprar online

Clientes visitam lojas físicas antes de comprar online

shopingPesquisa realizada pela divisão de consultoria daIBM revela que os consumidores estão diversificando a maneira como compram produtos. Segundo Alejandro Padrón, líder de consultoria para varejo da IBM Brasil, o ‘showrooming’ é uma tendência crescente na qual consumidores avaliam os produtos em lojas físicas, mas compram pela internet.

“Cada vez mais deverá haver uma interação entre o real e o virtual. É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final compraram online devido ao preço e à conveniência”, comenta.

O estudo aponta que, embora mais de 80% dos entrevistados tenham escolhido a loja física para fazer sua última compra (exceto produtos de mercearia), apenas a metade está comprometida a voltar ao estabelecimento. 

Os consumidores se encontram em um estado de transição, de acordo com a empresa. Cerca de 35% não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet, e 9% estão prontos para realizar compras futuras online. 

Das oito categorias de produtos estudadas, as duas mais populares em compra online são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife. Os varejistas devem proporcionar experiência de compra positiva para que os clientes sintam-se satisfeitos e voltem a fazer novas aquisições. E a tecnologia é uma ferramenta imprescindível para ajudá-los a tomar decisões mais assertivas para o negócio”, disse o executivo.

O estudo da IBM foi realizado com mais de 26 mil consumidores ao redor do mundo. A pesquisa contou com a análise avançada de dados de uma base de mais de meio milhão de mensagens contidas em redes sociais, blogs e sites de notícias. O objetivo era rastrear o avanço de tendências de cunho sócio-cultural nas dimensões geográficas e cronológicas.

* A jornalista viajou a Orlando a convite da IBM. 

 http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?