Como colocar um catálogo no WhatsApp
Desde a aquisição do WhatsApp pelo Facebook, não é segredo que o aplicativo não para de receber atualizações, melhorias e inovações constantes. Uma dessas inovações foi o segundo aplicativo WhatsApp, denominado WhatsApp Business, um aplicativo desenvolvido para facilitar a interação e a comunicação entre grandes e pequenas empresas para seus usuários, clientes e públicos.

O gigante das mensagens instantâneas, em sua busca por melhorar o aplicativo e torná-lo um dos principais canais comerciais da atualidade, continuou a se reinventar e adicionar recursos novos e interessantes para seus usuários, sendo uma das atualizações mais populares o Catálogo do WhatsApp Business.

O que são os catálogos WhatsApp?

Os catálogos do WhatsApp Business são uma novidade do aplicativo de mensagens instantâneas semelhante ao que muitas outras redes sociais possuem, porém, com peculiaridades e novidades próprias, o objetivo principal desta ferramenta é permitir que grandes e pequenas empresas mostrem seus produtos e / ou serviços ao público através do WhatsApp, desta forma é possível efetuar vendas, consultar mais informações sobre o que se comercializa, efetuar encomendas ou reservas. Entre outras coisas, permite-nos dar uma atenção muito mais profissional e automatizada através do aplicativo.

Esses catálogos do WhatsApp tornara-se o lugar onde qualquer tipo de empresa pode agregar seus produtos ou serviços e expô-los ao público, mas não só isso: você também pode adicionar descrições, informações importantes como preço ou dados técnicos. Certamente é uma ferramenta que ajudará a compartilhar os produtos ou serviços de qualquer empresa de forma rápida e fácil.

Como funciona o catálogo do WhatsApp

Quando uma pessoa entra em nosso perfil do WhatsApp Business, ela pode ver algumas informações, incluindo uma caixa indicando que nossa conta é comercial.
A seguir, podemos ver uma pequena descrição do nosso negócio juntamente com o horário, endereço e outras informações importantes como a conta do Instagram ou o setor de negócios.
Após passar por toda a seção de informações, podemos visualizar o catálogo que aparece na forma de imagens compartilhadas, neste caso temos que apelar à criatividade e criar imagens atrativas que mostrem os produtos ou serviços profissionalmente.
Após clicar no catálogo outra janela se abre com mais informações, primeiro aparece uma imagem principal que nos diz o nome da empresa e uma breve descrição dela, em seguida, vemos cada imagem do catálogo que criamos com sua descrição correspondente e informações sobre o produto ou serviço que estamos promovendo. Por fim, podemos adicionar uma frase chamando a ação para que as pessoas nos enviem seus comentários junto ao botão de Mensagem.

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business.

Não é segredo que o WhatsApp se esforça para fazer o sua plataforma muito amigável e simples para seus usuários, da mesma forma, a criação de catálogos no WhatsApp Business não foge à regra! Agora você tem que seguir os passos que iremos indicar para criar o catálogo com sucesso:

1) Faça login em seu aplicativo WhatsApp Business e vá para Configurações – Ferramentas de Negócios
2) Então selecionemos a opção chamada “Catálogo” para ver todas as opções
3) A seguir veremos uma nova seção onde poderemos ver nossa foto de perfil com a descrição de nossa empresa, aqui tocaremos no ícone + para começar a criar os produtos no catálogo
4) Neste ponto, podemos adicionar todos os detalhes dos nossos produtos, primeiro adicionando uma ou mais imagens seguidas da descrição, preço e nome do produto, depois as opções adicionais, onde podemos adicionar um link e o código do artigo se necessário

5) Agora é só esperar, uma vez que nosso produto é publicado no catálogo, ele passa por uma revisão do WhatsApp Business para avaliarem se cumpre as políticas comerciais. Um ícone com o formato de relógio aparecerá na parte superior do produto e depois de um tempo este ícone desaparecerá se tudo estiver bem e o produto será publicado com sucesso.

6) Por fim, após realizar todos esses passos para cada um dos itens que compõem o seu catálogo e todos eles forem aprovados, seus contatos e clientes podem começar a fazer perguntas, fazer compras ou solicitar o catálogo do seu perfil sem você ter que fazer quase nada, incrível né?

Como compartilhar os produtos do seu catálogo no WhatsApp

1) Primeiro você precisa entrar em um chat em seu aplicativo WhatsApp Business e estabelecer uma conversa

2) Então você deve clicar no símbolo da ferramenta ao lado do campo de texto (é o mesmo sinal que tocamos para enviar uma imagem ou arquivo)

3) Então temos que selecionar aquele chamado entre todas as ferramentas”Catálogo” e pressioná-lo

4) Por fim, só temos que selecionar o produto ou serviço que queremos compartilhar e ele será enviado automaticamente, lembre-se que antes de fazer isso você deve primeiro criar seu catálogo e configurar todos os seus produtos e/ou serviços.

Que tipo de produtos pode ser publicados nos catálogos do WhatsApp Business?

Sabemos que o WhatsApp sempre muda seu termos de uso e em termos de políticas comerciais não é exceção, portanto, temos certos tipos de produtos ou serviços que não poderemos publicar como produtos ou serviços ilegais, drogas, produtos relacionados ao tabaco, álcool, suplementos não seguros para ingestão, armas ou explosivos, animais, produtos ou serviços para adultos, partes do corpo ou fluidos corporais, produtos médicos e de saúde, itens sexualmente explícitos, serviços de jogos de azar, de encontros ou itens que incentivem o acesso não autorizado a mídia digital, produtos ou serviços enganosos, troca de dinheiro real ou virtual, ou violação de direitos de terceiros. Como recomendação, é melhor evitar postar produtos ou serviços que possam conter qualquer conteúdo relacionado ao acima e assim evitar a violação por parte do WhatsApp Business.

Qualquer empresa que pretenda vender os seus serviços ou produtos deve cumprir estas regras e simplesmente abrir uma conta WhatsApp Business e criar o seu catálogo, no entanto, nem todos os produtos são proibidos, existem alguns produtos que obviamente funcionam melhor quando comercializados através deste aplicativo e estes incluem itens de e-commerce, de varejo, aluguel ou venda de imóveis, lojas de varejo e muito mais. Em geral, todos os tipos de lojas e empresas que vendem seus produtos ou serviços massivamente, ao respeitarem as políticas de comércio eletrônico do WhatsApp, podem usar os catálogos do WhatsApp Business e têm um ótimo desempenho.

Quem pode implementar catálogos do WhatsApp?

Todas as empresas, organizações ou indivíduos que possuam algum tipo de negócio podem utilizar, criar e implementar os catálogos do WhatsApp Business, neste sentido se você é pessoa física e deseja vender algum tipo de serviço ou produto pode fazê-lo mesmo que não seja uma empresa registrada. Esse recurso de catálogo é muito acessível e, na verdade, qualquer pessoa pode ter o seu sem a necessidade de verificar a atividade com o Facebook ou qualquer outro requisito complicado.

Como fazer uma compra pelo catálogo?

Para fazer uma compra no aplicativo WhatsApp Business, basta acessar o catálogo e clicar no link do produto/serviço ou entrar em contato diretamente com a empresa.

Quando entramos no aplicativo e vemos o catálogo de uma loja podemos ver algumas informações do que ela vende, por exemplo, a descrição do produto, o preço, o link de compra ou o botão para enviar uma mensagem para a empresa. Se quisermos fazer a compra teremos duas opções, a primeira é o link de compra, este link deve levá-lo à loja online onde o produto está localizado e, em seguida, você pode fazer a compra.

A segunda opção que temos é a de mandar uma mensagem para a empresa e esta opção aparece com um botão, ao clicarmos nele enviaremos automaticamente uma mensagem para a empresa indicando que temos interesse naquele produto de seu catálogo. Neste ponto poderemos finalizar a compra, embora a segunda opção seja um pouco mais lenta, pois temos que esperar que o responsável nos atenda e responda a nossa mensagem.

Quantas pessoas podem gerenciar meu catálogo pelo WhatsApp Business?

Se você tem uma empresa que recebe muitas perguntas todos os dias, provavelmente tem uma equipe para responder a todas essas perguntas via WhatsApp Business, sejam perguntas sobre os produtos ou serviços que você vende, reclamações ou dúvidas sobre a empresa. Embora seja verdade que você pode usar o WhatsApp em um total de 2 dispositivos (o aplicativo e o WhatsApp Web) o que você acharia se eu dissesse ser possível ter uma equipe de suporte ao cliente do tamanho que você precisa e que eles podem atender todos os seus clientes da mesma linha do WhatsApp?