O que é o Efeito Nudge?

Essencialmente é uma forma de influenciar o comportamento das pessoas sem lhes dizer especificamente o que fazer. Você pode se decepcionar com e-mails não foram abertos e clickthroughs baixos, mas a certeza de que, mesmo que seus assinantes não abram o seu e-mail, a sua presença na sua caixa de entrada leva a um impacto tangível sobre o reconhecimento da marca e as vendas através de canais online e outros.

 

Como o Efeito Nudge funciona?

Pense em quando você tem que ir ao hospital. A enfermeira da triagem decidirá rapidamente que tipo de atenção que você precisa. Com o e-mail funciona da mesma forma. Decisões rápidas são feitas: o que abrir imediatamente e ler, o que ler e guardar, o que manter para ler mais tarde e o que excluir imediatamente.

Esse é o lugar onde o Efeito Nudge funciona. Ao ordenar os e-mails, seus assinantes verão primeiro sua marca na coluna ‘from’ e na linha de assunto. O que você precisa fazer é fornecer a informação na linha de assunto que incentiva o assinante a reter a informação que você forneceu. É uma oportunidade sutil, mas poderosa que faz com que até mesmo um e-mail sem abertura seja uma fonte de sucesso dentro de seus canais.

Como pode um e-mail vender sem ser aberto?

Enviar um e-mail com sua marca em destaque e uma linha de assunto que comunique o conteúdo da mensagem, e como isso beneficia o usuário, pode influenciar uma decisão de compra. Isso funciona mesmo quando o destinatário não conseguir abrir o e-mail.

Estudos de comportamento de compra do consumidor, mostram picos de compras ao longo do tempo a partir de destinatários que não abriram o e-mail.

Sua mensagem, em outras palavras, pode ter sido apenas um aviso necessário para o assinante pegar o telefone ou fazer uma compra através de outro canal.

Como posso otimizar meus e-mails para o Efeito Nudge?

Geralmente, quando as empresas criam as campanhas, elas estão tentando melhorar a taxa de de abertura dos e-mails. Engajar conteúdo é essencial, mas você ainda pode influenciar as vendas em todos os canais através da eficácia de sua linha de assunto e do ‘from’.

Considere promover outros canais em sua linha de assunto. Você poderia criar uma linha de assunto com sua marca e uma mensagem como “promoção em nossas lojas esse mês” ou “ligue para nossa central e peça seu desconto de 20%”. Dessa forma as pessoas não precisam nem mesmo abrir o e-mail e se lembrarão da mensagem para se relacionar com outros canais.

Alternativamente, você pode usar a mesma linha de assunto em cada e-mail. “Promoção de camisetas – as melhores ofertas online” em um e-mail, e ” Promoção de camisetas – ligue e econtre as melhores ofertas” em sua próxima comunicação. A primeira parte da linha de assunto é otimizada para o Efeito Nudge – projetada especificamente para pessoas que não abrirão o e-mail ou agirão imediatamente.

Esse tipo de e-mail funciona de três maneiras – entrega mensagens da marca, incentiva click-through e direciona as respostas para outros canais.

Outra forma de otimizar os e-mails é planejar a data das mensagens de forma eficaz. Se a sua loja física possui o dia mais movimentado num sábado, programe um envio para sexta-feira incentivando os clientes a visitar sua loja, para uma oferta especial. Os clientes irão reter a informação e podem  dar um passo a mais para visitar sua loja durante as compras.

Como posso checar se os e-mails “não abertos” fazem a diferença?

A melhor maneira é analisar o histórico de seus dados. Procure por dados que se relacionam com um aumento de resultados de busca orgânica, aumentos de busca de PDV e aumentos de busca de afiliados durante o ciclo de vida do e-mail. Verifique também se há picos ou aumentos nas vendas de outros canais nas horas e dias após um e-mail enviado para sua base de assinantes.

Usar seus dados e análise de vendas de todas as áreas irá ajudar a determinar como sua atividade de e-mail está funcionando. O Efeito Nudge é visível.

fonte: http://ecommercenews.com.br/