Em razão da tecnologia e dos avanços dos meios pelos quais se faz arte, tudo que é arte, em termos de tecnologia propriamente, é feito de modo complexo e incrementado. A topologia é uma dessas técnicas que atendem a esses pontos.
A topologia, no 3D, no design e na arte, são os atributos geométricos e formais, em forma 3D, que servem para dar vida, dar uma forma tridimensional e também, dar criar a sensação de movimentação de um personagem, de modo que lhe permita ser manipulado.
Nesse tipo de design, as artes atendem, em termos de criação e de estruturação, critérios de constituição calcados na matemática e na geometria.
Esses modelos são criados por meio da coleção e da ligação de pontos, que são chamados vértices, cujas linhas se ligam umas às outras e a pontos, formando as ditas arestas. Esse conjunto, enfim, dá forma e origem ao objeto.
Vale mencionar o fato de que, na verdade, o termo topologia é proveniente da matemática, e é um âmbito cujo objeto de estudo são os espaços topológicos e, nesse sentido, é também um ramo ou uma extensão da geometria.
Usada pela primeira vez por Johann Benedict Listing, em 1847, hoje, entretanto, essa terminologia é requisitada por mais de uma área do conhecimento humano, ainda que, de alguma maneira, o interesse destas em relação vá de encontro para o conceito de Listing.
Se outrora correspondia sobretudo (e na verdade ainda corresponde) a conceitos complexos da matemática, atualmente essa noção diz respeito à ideia de design e de modelagem 3D.
É possível utilizá-la em animações, ilustrações tridimensionais e demais formatos artísticos, por exemplo, caso uma empresa queira realizar uma propaganda de curso supervisor de radioproteção baseado nela.
Para que se possam conhecer as características desse tipo de arte, bem como as formas de utilizar ela e, também, as principais espécies de modelagem, este artigo se encarregará, presentemente, de falar de todos os aspectos concernentes a essa forma de arte.
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ToggleO que é topologia em arte 3D?
A topologia é o local em que as arestas se organizam em um modelo ou em uma forma 3D, e, de forma breve, se pode dizer que são os atributos geométricos que dão o formato tridimensional de um modelo.
Esse conjunto de arestas, que são as linhas grandes que constituem as partes de um modelo 3D, são chamados, também, de wireframe.
Um formato 3D, ou um modelo, funciona enquanto uma espécie de agrupamento ou junção coletiva de pontos, de modo que se chamam eles de vértice, as quais são as linhas que ligam esses pontos.
A face é a parte maior e frontal de um objeto, que se faz verticalmente e cuja extensão é grande. As arestas são as linhas, e as vértices, por sua vez, são os pontos aos quais as linhas se ligam.
Todos esses aspectos constituem um objeto 3D, de modo que eles são, em suma, os responsáveis, em termos formais e geométricos, pela atribuição de uma forma visível.
Uma forma de três lados é chamado de polígono; uma forma de quatro tem o prefixo de “quad” e quando há mais de cinco lados, chamam-se esses modelos de “N-Gons”, porque podem ter vários lados e faces, não obstante que não sejam os mais recomendados.
Desse modo, caso um modelador 3D faça um modelo de um torneira kohler banheiro, ele deverá, sem negligenciar nenhum desses aspectos, levá-los em consideração.
Muitas vezes, o que é comum é que haja formas iguais, e com topologias diferentes. Isso acontece em razão da maneira com que se faz cada um dos modelos, que podem ser, com base nos atributos anteriormente citados, feitos de modos diferentes.
De que maneiras se pode usar a topologia 3D?
Há muitas maneiras e também modos de usar a topologia 3D, uma vez que, idealmente, no plano teórico, não há restrições quanto ao que ela serve efetivamente. Em se tratando de arte, é possível fazer que ela seja utilizada em projetos como:
- Jogos digitais;
- Animações;
- Comerciais;
- Anúncios.
Cada uma desses meios são frutíferos para se realizar o emprego desse tipo de modelagem 3D. Mas é preciso, entretanto, que se dê atenção à construção de cada um, visto que, conforme ao que foi dito, as formas podem ser iguais, mas as topologias não.
A título de exemplo, um negócio de etiquetas personalizadas adesivas pode realizar animações comerciais com base em animações de modelagem 3D. Para tanto, lhe será necessário, de entre tantas coisas, contratar um designer.
Isso porque existem regras específicas da realização de design e, nesse sentido, é preciso escolher a dedo, a fim de que, nesse caso, a empresa possa aproveitar as habilidades do melhor profissional.
De igual modo, uma empresa de soft starter weg 15cv pode almejar por fazê-lo, mas, além disso tudo, será necessário, igualmente, que ela se lembre de alinhar o seu branding às modelagens 3D, bem como aos outros constituintes da sua animação.
Na verdade, hoje em dia se pode ver uma certa inclinação às marcas em relação à adoção de design 3D em sua imagem, de modo que se possam ver grandes empresas utilizando-as em seus “mascotes” ou em seus atendentes virtuais.
Então, não é estranho que se vejam por aí bastantes marcas querendo realizar a adoção de um modelos 3D, uma vez que, de certa forma, elas conseguem humanizar a imagem das suas marcas.
Grande parte de um bom exercício da topologia 3D passa pela capacidade de saber deformar da maneira correta o modelo. Entretanto, para que isso seja compreendido melhor, é conveniente que se esclareçam os tipos dessa espécie de modelagem.
Quais os principais tipos de modelagem?
Como pode parecer óbvio, nem toda modelagem é 3D, e existem outros tipos de modelagem que às vezes se fogem completamente ao princípio da 3D que é, a saber, a tridimensionalidade.
Desse modo, caso uma empresa de máquina de fumaça colorida queira realizar uma campanha baseada em animações 3D, é preciso, antes de tudo, que ela avalie a pertinência de fazer isso, uma vez que pode lhe ser melhor aderir a outro tipo.
Modelagem plana
Às vezes também cunhada de modelagem bidimensional, esse estilo técnico é o mais popularmente e, também, é amplamente utilizado para realizar peças-piloto.
Esse modelo se baseia na criação de formas em papel, de modo que as proporções sejam feitas bidimensionalmente.
Geralmente se usam réguas, esquadros e demais itens que auxiliem a medição do modelo e do molde, que é o básico para se iniciar um projeto mais elaborado.
Modelagem tridimensional
Esta, de que se falou no artigo todo, é o modelo conhecido também sob a alcunha de moulage, termo proveniente do francês, ou drapping, cujas origens remetem ao inglês.
Ela é fundamentada por meio de um corpo ou de um busto, seja este masculino, infantil ou feminino.
Ultimamente, várias empresas populares têm aderido à utilização desses em suas logomarcas. Hoje, também os jogos digitais fazem sobretudo uso dessa técnica.
Uma empresa de laudo técnico avcb pode utilizá-la para incrementar as suas campanhas ou para refazer seus logotipos e branding ante o público.
Esse modelo consiste, também, em esculturas e efígies e é peculiarmente complexo por se tratar de formas geométricas que contemplam a totalidade e as imperfeições do ser humano.
Ele se destaca em razão da sua grande personalidade de ser adaptada àquilo que, a título de exemplo, uma empresa de aluguel de maquina de xerox quer fazer com ela, seja uma animação para anúncio, seja um modelo para um mascote.
Modelagem vetorizada
A modelagem vetorizada, também chamada de CAD (Computer Aided Design), é feita por meio da técnica bidimensional de modelagem em modo vetorial.
Nesse tipo, todo o processo é informatizado, e as ferramentas de CAD ganham, hodiernamente, espaço nas produções artísticas e de design.
Os negócios de auto escola próximo a mim optam por ela em virtude da rapidez com que ela pode ser criada, de modo que se poupe tempo e se tenha mais produtividade.
Considerações finais
A topologia 3D é um formato de modelagem cuja intenção é, por meio de técnicas relativas ao design, conceber designs e artes que tenham formas e formatos complexos.
Há, entretanto, para as empresas que queiram adentrar nesse meio a fim de realizar artes comerciais a possibilidade de realizar, além da topologia 3D, outros formatos de modelagem, que, definitivamente, podem lhe servir mais.
Ter um bom designer e bons artistas para realizar esse projeto é, de fato, o verdadeiro desafio a ser superado, uma vez que eles serão os responsáveis por dar vida para o projeto.
Caso seja feito isso, é possível, enfim, ter artes que se combinem ao branding da marca e, também, que possam entregar aquilo que se deseja, gerando resultados e chamando a atenção do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.