Conheça ferramentas que facilitam sua locomoção

Conheça ferramentas que facilitam sua locomoção

gelocalizacaoAs manifestações que varrem o Brasil há semanas começaram por causa da insatisfação da população quanto à qualidade do transporte público em relação ao que se paga por ele. Muito antes que a onda de protestos tomasse corpo, entretanto, já tinha gente pensando em como antecipar ações do governo para facilitar a vida de quem precisa sair de casa; e eles usaram a tecnologia para isso.

Existe uma série de serviços disponíveis na internet ou por aplicativos que podem ser usados para driblar as dificuldades das ruas, seja para quem vai de carro ou depende do transporte coletivo. E até para quem anda a pé.

O mercado está tão aquecido que uma das empresas do setor, a brasileira Easy Taxi, acaba de receber um aporte de R$ 30 milhões e outra, a israelense Waze, foi comprada recentemente pelo Google por cerca de US$ 1 bilhão.

VÁ DE TÁXI…

No caso do Easy Taxi, a proposta é criar uma ponte entre o táxi e o cliente, que usa o app para descobrir os carros mais próximos e quais formas de pagamento eles aceitam. Visto isso, basta fazer o pedido e acompanhar o caminho do táxi.

Outros apps, como 99Taxis e Taxijá, têm a mesma proposta e por isso é bastante comum o taxista ter cadastro junto a várias empresas, porque geralmente aparecem foto do motorista e dados do veículo no celular de quem chamou o carro.

Se você estiver em casa, consegue ainda prever o valor a ser pago pela corrida antes mesmo de chamar um táxi. Basta acessar o site Tarifa de Táxi, escolher a cidade, os pontos de partida e destino e a ferramenta faz as contas – levando em conta, inclusive, se é bandeira 1 ou 2. O site Preço do Táxi faz a mesma coisa.

… DE ÔNIBUS…

Também existem serviços para quem usa ônibus, metrô e trem nas principais cidades do Brasil, a exemplo do “Onde está meu ônibus?” e do “Cadê o Ônibus?”, que rastreiam os veículos e informam suas localizações em tempo real.

Já o Moovit aproveita informações passadas por quem usa o aplicativo para traçar as melhores rotas do sistema público. Ele usa o conceito de gamificação para contar com participação ativa dos usuários, que em troca de pontos dão dicas até sobre as condições dos veículos e sobre o humor do motorista.

É possível ainda criar rotas com o Google Maps, que funciona no Brasil inteiro, mas o produto da gigante de buscas se baseia em fontes oficiais, não em quem está dentro dos ônibus, metrôs e trens.

Para o caso de viagens mais longas existe o Busão.com.br, que procura os preços mais baixos para cada destino, consultando várias empresas. O internauta pode comprar a passagem pelo próprio site.

… OU DE CARRO

Motoristas não ficam desamparados. O Google Maps, por exemplo, também traça rotas precisas para quem dirige, só que há plataformas mais sociais, como o Waze que, como dito lá em cima, agora pertence ao próprio Google.

O Waze faz a mesma coisa que o Moovit, mas para os carros, recolhendo sinal de quem está em trânsito para indicar os caminhos menos problemáticos – algo muito útil em horários de pico de grandes cidades.

Com gestos simples, os usuários podem informar se há congestionamento, radar, acidente, policiais ou se a via está perigosa por algum motivo – e ganham pontos por isso. Essas funcionalidades serão levadas pelo Google ao Maps, mas a empresa não fala em desativar o Waze.

Além disso, os motoristas têm como consultar quais postos vendem combustível mais barato, com ajuda do aplicativo da Proteste. Ele informa onde encontrar álcool, gasolina, GNV ou diesel e qual é o posto mais próximo.

O Fuelzee é uma mistura de Proteste e Waze. Os usuários fazem checking nos postos de combustível e passam informações sobre o estabelecimento, recolhendo prêmios a cada participação. A vantagem em relação ao app da Proteste é que as informações são atualizadas em tempo real, muitas vezes por quem ainda está abastecendo. Por enquanto, o app só funciona nos Estados Unidos, mas os desenvolvedores prometem expandir ao Reino Unido e ao Brasil até 2014.

O que baixar:

Easy Taxi / 99Taxis / Taxijá

Onde está meu Ônibus? / Cadê o Ônibus? / Próximo Ônibus Curitiba /Próximo Ônibus Juiz de Fora / Urbanoide / Moovit / Google Maps

Waze / Proteste Postos

O que acessar:

Tarifa de Táxi / Preço do Táxi / Busão.com.br / Google Maps

Você conhece outras ferramentas que possam ajudar a tomar os melhores caminhos? Comente abaixo.

fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?