Consumerização e BYOD já deixaram de ser tendências

Consumerização e BYOD já deixaram de ser tendências

BYOD1Gerentes de negócios, mídia e TI não param de falar sobre conceitos como BYOD e consumerização. Mas o que os usuários realmente estão levando em consideração para essa mudança de hábito? Os colaboradores usam maciçamente seus smartphones e tablets para o trabalho?

 

Estudo recente sobre as novas tendências na adoção de smartphones e tablets nas corporações, realizado pela consultoria de pesquisas Alfresco, pode responder a essas duas perguntas. O levanamento afirma que o uso de telefones inteligentes e tablets nas empresas está levando os departamentos de tecnologia a romperem a ideia de que existe a tendência de consumerização da TI. O consumo já é uma realidade.

Assim, 90% dos funcionários de TI disseram ter usado tablets na empresa. Entre estes, cerca de 75% responderam estar adotando esse dispositivo para tarefas relacionadas ao trabalho. Naturalmente, estes equipamentos ainda estão sendo usados de uma forma muito elementar.

O relatório mostra que 89% dos entrevistados usam seu tablet apenas para navegar na internet. Uma parcela igual respondeu que usa o dispositivo para ver o seu e-mail. No entanto, apenas quatro em cada dez fazem ligações telefônica via voz sobre IP pelos tablets. A apenas seis entre esses dez acessam rede social pelo dispositivo.

A falta de segurança

De acordo com o estudo, cerca de 75% dos entrevistados dizem que a sua empresa ainda não impôs qualquer regra para uso dos tablets no ambiente de trabalho, enquanto 65,9% informaram que foram obrigados a instalar algum software de segurança.

Presença dos smartphones 

O estudo mostra que 57% dos entrevistados usam o smartphone em ambientes sociais, como reuniões ou almoços, enquanto apenas 34% lançam mão de seu tablet nestas circunstâncias. 

Ao mesmo tempo, o tablet está passando o PC no ambiente doméstico, com participação de 48% e os desktops ficam com 46% das preferências. A presença desses dispostivos nas reuniões de negócios é de 55%, enquanto os PC tem fatia de 24%. Já nos eventos, os tablets dominam com 59% contra 13 % dos desktops.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?