Dez apps essenciais para os empreendedores

Dez apps essenciais para os empreendedores

iPhone5Ferramentas de trabalho

São Paulo – Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e presidente da Associação Brasileira de Startups, é um exemplo de empreendedor que vive na estrada e que não dispensa o uso de aplicativos para smartphones e tablets no seu dia a dia. “Com os apps certos, consigo ter agilidade para lidar com tarefas burocráticas e tenho em meu gadget as mesmas funcionalidades que teria em um escritório”, explica.

 

Por isso, a pedido de EXAME.com, Caetano listou os seus aplicativos favoritos e que se tornaram importantes ferramentas para garantir o bom andamento dos negócios. Confira nesta galeria de imagens, os dez aplicativos essenciais para os empreendedores.

EvernoteEVERNOTE

O aplicativo tem como objetivo facilitar o armazenamento de tudo o que o empreendedor considerar importante, entre arquivos de texto, áudio e imagens. Também permite o compartilhamento do que estiver armazenado com colegas de trabalho, por exemplo.

Prático, o Evernote possibilita a sincronização dos arquivos com vários aparelhos, como smartphones, tablets e desktops. “O bacana do Evernote é que é um lugar no qual você pode escrever suas ideias ou armazenar artigos para ler depois. Tudo fica na nuvem, sincronizado com os seus devices”, explicou.

O Evernote conta com uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades como, por exemplo, maior capacidade de armazenamento, acesso off-line aos blocos de notas e a possibilidade de realizar pesquisa em documentos PDF.

Para baixá-lo, basta acessar o site do próprio app, que está disponível para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.


 

GENIUS SCAN+

Para Caetano, que está sempre na estrada, outro app que pode facilitar, e muito, a vida de um empreendedor é o Genius Scan+. Como o próprio nome sugere, este aplicativo transforma o seu gadget em um escâner portátil. Com a câmera do aparelho, o app fotografa e digitaliza os arquivos.GeniousScan

O app ainda permite que os arquivos sejam enviados por e-mails, em formatos populares como JPEG ou PDF. “Outro dia, estava em São Paulo, mas precisava assinar um documento e enviá-lo para Belo Horizonte. Então, o papel foi mandado pra mim, eu assinei e reenviei escaneado”, contou.

O download do app para aparelhos iOS custa 2,99 dólares. Já no que diz respeito aos gadgets com Android, o Genius Scan+ custa 2,21 reais. Usuários de Windows Phone também podem baixá-lo por 1,49 dólar.


 

GeckoboardGECKOBOARD

Este aplicativo indicado por Caetano tem como foco os empreendedores que precisam estar sempre ligados no desempenho dos seus negócios. Ele reúne informações e métricas importantes como, por exemplo, relacionadas às vendas ou aos acessos ao site da empresa.

“Na Samba Tech usamos este app no browser e em televisões espalhadas pelo escritório”, explica Caetano. Ele conta ainda que tem uma versão deste aplicativo no seu próprio smartphone, para manter o olho aberto nas operações da Samba Tech. “É uma ferramenta de Business Intelligence e reúne toda a inteligência da empresa em um só lugar”, finaliza.

No site oficial do app, é possível adquirir o app em pacotes cujos preços variam entre 19 e 199 dólares mensais. Mas há também uma versão gratuita para quem desejar testar o app.


 

CLEAR

Um aplicativo simples e que tem o objetivo de facilitar a vida dos empreendedores, o Clear é uma espécie de lista de tarefas virtual. Com ele, é possível organizar todos os compromissos e produzir várias listas de tudo o que precisa ser feito. Além disso, o usuário pode colocar todos os itens em ordem hierárquica.Clear

Ao indicar este aplicativo, Caetano lembra que testou outros no mercado, mas a simplicidade do uso do Clear o conquistou. “Em minha opinião, entre os aplicativos em estilo de lista, este é o que tem o melhor design e melhor usabilidade”, considera.

Este aplicativo conta com versão apenas para iPhone, iPad e iPod touch e pode ser baixado por 1,99 dólar.


 

DropboxDROPBOX

Dropbox permite que o usuário armazene na nuvem arquivos que podem ser compartilhados com outras pessoas. Além disso, oferece a sincronização com vários aparelhos. “Com ele, organizo todas as minhas coisas em um só lugar e posso, por exemplo, acessar de casa tudo o que tenho no computador do trabalho”, diz o CEO.

O Dropbox não é exatamente uma novidade no mercado, mas a sua proposta de mobilidade foi o que fez dele um dos preferidos de Caetano. “Empreendedor não tem horário fixo de trabalho e o legal do Dropbox é que posso levar apresentações e documentos sempre comigo, sem precisar carregar pen-drives”.

O app tem uma versão gratuita, que oferece 2 GB de armazenamento, e conta com pacotes maiores por preços variados. O seu download pode ser feito iPhone, iPad, Android e Blackberry, além de PC, Mac e Linux.


 

YAMMER

Segundo Caetano, uma das reclamações mais frequentes em pesquisas de clima realizadas na Samba Tech era que os funcionários não sabiam o que acontecia no dia a dia de outras áreas. Então, para resolver o problema, resolveram montar uma rede social restrita à equipe no Yammer.Yammer

“Vou a uma reunião e publico para todos o que será conversado. Assim, toda a empresa fica plugada no que acontece e no que o seu CEO está fazendo”. Agora, explica Caetano, a comunicação entre as áreas está mais ágil e toda a equipe está sempre na mesma página.

O app é compatível com vários sistemas operacionais como iOS, Android, Windows Phone e Blackberry. O download do app é gratuito, mas o preço do desenvolvimento de um espaço para empresas na rede social deve ser consultado no site do próprio Yammer.


 

LinkedInLINKEDIN

O app da rede social profissional que acaba de atingir a marca de 10 milhões de usuários no Brasil, é outra indicação de Caetano. Segundo ele, navegar pelo LinkedIn é uma boa maneira de se manter atualizado com sua rede de relacionamento e também na prospecção de clientes.

“Agora também o utilizamos para contratação. O app é uma ferramenta bem completa e por isso até escolhi assinar uma conta premium para ter acesso a funcionalidades mais avançadas”, explica.

O app é gratuito e está disponível em vários idiomas, português inclusive. Além disso, pode ser baixado em iPhones, iPads, aparelhos Android, Windows Phone e também BlackBerry.


 

TWEETDECK

Este app permite que usuários da rede social de microblogs, Twitter, consigam gerenciar vários perfis ao mesmo tempo. E é justamente por isso que o TweetDeck está entre os favoritos de Caetano.Tweetdeck

Além organizar seu perfil pessoal e os da Samba Tech, Caetano usa o TweetDeck para ter acesso a informações importantes das contas, como estatísticas, também por ele oferecer a possibilidade de agendamento de tuítes.

O app do TweetDeck está disponível apenas para iPhone, iPad e aparelhos Android e o seu download é gratuito na App Store e Google Play.


 

WhatsappWHATSAPP

O WhatsApp é um aplicativo que, através da conexão de internet, permite que usuários de diferentes smartphones consigam trocar mensagens sem ter que pagar fortunas para as operadoras de telefonia. O app funciona como uma espécie de chat e permite também a criação de grupos, para a comunicação entre vários usuários diferentes, além da também a troca de arquivos.

“Usamos para manter uma comunicação fácil e rápida entre toda a equipe”, diz Caetano. De acordo com ele, o bacana do aplicativo é que é possível trocar informações sem gastar dinheiro com mensagens ou ligações. “Inclusive, quando preciso fazer ligações com o celular, uso bastante o app Viber”, acrescenta.

O WhatsApp pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Nokia S40. Para iPhone, o app custa 0,99 dólar. O Viber, indicado para quem quer fazer ligações, também é gratuito e roda em aparelhos iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia e Bada.


 

INSTAGRAM

Um dos apps de fotografia mais populares em toda a web, o Instagram também faz parte da lista de apps essenciais para os empreendedores. Isso porque, segundo Caetano, o app pode ser usado como uma ferramenta de comunicação e marketing da empresa.Instagram

“Outro dia, recebemos um executivo do Google na Samba Tech e então, tiramos uma foto e publicamos no Instagram”, contou. É uma forma de se manter em contato com clientes e com o público que segue as novidades da empresa nas redes sociais.

O download do Instagram é gratuito e o app está disponível para iPhone, iPad e Android.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?