Nos Estados Unidos, uma pesquisa divulgada hoje estima que cada fã valha na média US$ 174 para a empresa que ele segue no Facebook. A alta é de 28% em relação a 2010, de acordo com a empresa de marketing digital Syncapse, responsável pelo levantamento.

O estudo, conduzido em parceria com a Hotspex, baseia-se em dados coletados junto a 2 mil painelistas entre janeiro e fevereiro. Ao comparar a atividade dos fãs com a dos não-fãs, foram levados em conta aspectos como lealdade à marca, propensão para recomendação e afinidade.

Apesar do preço médio, a representatividade de cada internauta pode variar bastante porque o índice é calculado em função do custo dos produtos. “Um consumidor não gasta a mesma quantia na Zara e  na Coca-Cola”, diz Michael Scissons, CEO da Syncapse. 

Outras empresas já tentaram mensurar o valor dos fãs para as marcas no Facebook. A primeira a se arriscar foi a SocialCode, que, ao contrário da Syncapse, chegou a números bem mais modestos. Em 2011, por exemplo, falou-se apenas em US$ 10 por internauta.

As informações são do Mashable.

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