Facebook adiciona ferramenta para recuperação de acesso à conta

Facebook adiciona ferramenta para recuperação de acesso à conta

facebooklogoO Facebook anunciou na quinta-fera (2) que está liberando gradualmente para toda a rede uma ferramenta chamada “Amigos Confiáveis” (em inglês, “Trusted Friends”). O recurso permite que os usuários adicionem (por meio das configurações de segurança) de 3 a 5 amigos que podem ajudá-lo a recuperar o acesso a sua conta em casos de senhas esquecidas ou perfis hackeados, por exemplo.

trusted-friends

Cada um desses amigos recebe um código que você deve digitar para desbloquear seu acesso ao site. É basicamente uma alternativa para responder a inúmeras questões de segurança para provar sua identidade.

Para recuperar uma conta, você vai precisar de códigos de segurança de três desses contatos, de modo que Facebook recomenda escolher amigos que são de confiança (“como aqueles que você daria uma chave reserva para a sua casa”) e de fácil acesso por telefone ou pessoalmente.

Depois de configurar os contatos confiáveis​​, cada amigo receberá uma notificação da rede social, permitindo que eles saibam que eles devem estar prontos para ajudar.

Em testes realizados pelo IDG Now!, o recurso estava disponível apenas para usuários com a conta configurada para o idioma Inglês (US).

Muito complicado?
É um gesto simpático, mas, uma vez que é preciso algum esforço para configurar, é provável que a maioria dos usuários não irá se incomodar com essas configurações – a menos que o Facebook começe a pedir detalhes de contatos confiáveis ​​quando os usuários efetuarem login.

De qualquer forma, os usuários que estão preocupados com a segurança de sua conta ficariam melhor protegidos com a criação de aprovações de login, também conhecidas como autenticação de dois fatores.

Esta ferramenta impede o acesso em dispositivos não reconhecidos, exigindo um código de segurança que o Facebook envia para o seu telefone. Outras empresas como a Microsoft e o Twitter começaram a oferecer autenticação de dois fatores, à medida que mais usuários e organizações foram vítimas de ataques.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?