Facebook alvo de ataque “sofisticado”

Facebook alvo de ataque “sofisticado”

Facebook3Qualquer que seja a razão para o aumento, a verdade é que nos últimos tempos muitos têm sido os ataques a diversos sites, sendo que o último conhecido foi o Facebook.

 

O anúncio foi do próprio Facebook, através do seu blogue oficial onde foi revelado que no mês passado detetaram um ataque “sofisticado”. O ataque começou quando um grupo de empregados da empresa visitou um site de um criador de aplicações móveis que se encontrava comprometido. Ao descobrirem um registo estranho nos relatórios começaram a investigar e foram ter a um computador de um dos seus empregados. Após descobrirem o ficheiro malicioso alargaram a busca e foram encontrados mais alguns computadores infectados.

 

O ataque usava uma falha que ainda não tinha sido detetada no Java e que permitia a utilizadores mal intencionados ultrapassar a sandbox do Java (uma espécie de caixa de proteção em que são executados os scripts desconhecidos pelo programa e que podem ser potencialmente perigosos) e instalar malware nos computadores.

A falha foi reportada logo à Oracle que lançou a correção de segurança no dia 1 de fevereiro. O Facebook foi também partilhando a informação com outras empresas que também tinham sido afetadas por este ataque e está a trabalhar com as forças policiais no sentido de encontrar os culpados.

O Facebook reforçou ainda que encontrou provas de que os dados dos utilizadores não foram comprometidos.

Por mais que as empresas invistam na segurança e em soluções anti vírus, os utilizadores continuam a ter um papel fundamental nessa mesma segurança.

fonte: http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?