Facebook lança ferramenta que mostra quais apps utilizam seus dados

Facebook lança ferramenta que mostra quais apps utilizam seus dados

Facebook lança ferramenta que mostra quais apps utilizam seus dados

Facebook lança ferramenta que mostra quais apps utilizam seus dados. Demorou, mas aconteceu. Após divulgar em agosto do ano passado a ferramenta “atividade fora do Facebook”, que estava disponível apenas em alguns países, a rede social anunciou nesta terça que a funcionalidade já está disponível para toda sua base de 2 bilhões de usuários.

novidade é importante porque traz ao usuário maior controle sobre a forma como a rede social e empresas parcerias utilizam seus dados, além de aumentar a conscientização do público em geral sobre como seus dados são utilizados por diversas empresas.

Como acessar a ferramenta Atividade Fora do Facebook

  • No computador/laptop:

Acesse o link direto

  • Smartphone:

No seu perfil no Facebook, toque em “Configurações”

Role a página até encontrar o tópico “Suas informações no Facebook”

Clique em “Atividade fora do Facebook”

Mas qual é a importância dessa ferramenta?

Não é segredo que a maioria das empresas criadas na internet consegue sobreviver com o uso de dados dos usuários para, com base neles, criar anúncios capazes de incentivar a compra pela internet.

Pensando nesse sentido, quanto mais dados uma empresa tiver sobre um determinado tipo de perfil, maiores as chances de alcançar a venda.

Por isso, já é padrão na web a prática de que as empresas, pelo uso de ferramentas de rastreamento (em geral, cookies ou o código de rastreamento Pixel, do próprio Facebook), consigam acompanhar a movimentação de um usuário em outro site e utilizar essa informação para uso próprio.

Quanto maior sua “rede apoio” mais informações você tem sobre o usuário. De acordo com uma pesquisa da Electronic Frontier Foundation, o Facebook tem pixels ou cookies de cerca de 30% dos 10 mil sites mais acessados da internet.

Ao fazer uso esses dados, a companhia consegue coletar o acesso do usuário em sites fora do seu domínio. Por exemplo: por conta do compartilhamento de dados, o Facebook é capaz de saber se você visitou o site da Amazon, quais itens viu e se colocou algum objeto no carrinho de compras, mas não finalizou a transação.

Com esse contexto em mãos, o Facebook poderia oferecer a esse usuário algum cupom de desconto que o incentive a finalizar o pedido.

Vale ressaltar que, nessa prática, apenas o comportamento de uso do usuário é compartilhado. Os dados pessoais ficam de fora.

Reduzindo o uso de dados

Ao acessar a ferramenta e inserir sua senha, o usuário consegue entender como seus dados são usados por outras empresas e limitar a troca de informações. Também é possível personalizar a experiência, a fim de receber anúncios mais compatíveis com seus gostos e hábitos de compra.

A expansão da “atividade fora do Facebook” acontece semanas após o Facebook ampliar as opções de configuração da sua ferramenta de privacidade.

Após o caso de vazamento de dados da Cambridge Analytica, governos do mundo inteiro estão pressionando a rede social e outras empresas do ramo a dar fornecer mais autonomia e conscientização aos usuários sobre os impactos que a navegação gera quando se fala em coleta de dados.

Até o momento, o Facebook é a única plataforma que exibe ao usuário dados de tráfego compartilhados por outras empresas.

*Com informações do Washington Post

fonte: computerworld.com.br

 

Tags:, , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?