O Facebook anunciou, durante o congresso do Open Computer Project (OCP), que irá criar o segundo data center em Luleå, na Suécia. Este data center será revolucionário em relação aos anteriores, pois é baseada no conceito de RDDC, ou Rapid Deployment Data Center.

 

Este tipo de design (RDDC) é baseado na construção do edifico em blocos e secções pré-prontos, ao qual, quando juntos formam um edifício completo. Com este tipo de construção, espera-se conseguir o dobro da velocidade de instalação, menor gasto de material e melhor mobilidade.

Como a construção das partes do edifício não são feitas no local, são feitas em ambientes controlados, o impacto ambiental será reduzido, ou seja, não é necessário grandes obras à volta do local específico de construção, pois neste local o data center será montado apenas. Para além disso a manutenção/reparação do edifício será mais fácil e mais rápida pois, em ultimo caso, basta trocar o bloco ou zona do edifício danificado.

Ainda não existe uma data prevista para o início da construção do data center, na Suécia, mas o Facebook garante que tem planos para começar o projeto em breve.

fonte: http://www.tecnologia.com.pt/