Falso antivírus para Android inventa ameaças e exige dinheiro para proteger o dispositivo

Falso antivírus para Android inventa ameaças e exige dinheiro para proteger o dispositivo

antivirus-for-androidFoi descoberto mais um vírus capaz de afetar o sistema operativo Android. Depois de todos os utilizadores afetados pelo poderoso Obad, agora a empresa de segurança Symantec descobriu uma appmaliciosa que está a afetar mais dispositivos, a “Android Defender Platinum”.

 

Esta aplicação só pode ser encontrada em lojas online mais pequenas, longe da Google Play. Contudo, trata-se de um antivírus falso, que, imediatamente após ser instalado,varre o sistema do dispositivo e deteta um malware falso. É aí que começa o problema: aapp pede-lhe dinheiro para limpar o smartphone ou tablet e acabar com os vírus, que afinal nem existem.

Se o utilizador acreditar – e há alguns que têm acreditado – e pagar o valor, o antivírus vai lembrá-lo, de forma periódica, que o falso vírus está de volta.

Além disso, a ”Android Defender Platinum” irá ainda alertar o utilizador de que os seus dados pessoais estão em risco de serem publicados online, caso não seja feito o pagamento de mais 100 dólares para parar o malware.

A Symantec alerta que este tipo de fraude está a tornar-se cada vez mais recorrente, sobretudo nos últimos anos. Os utilizadores de dispositivos com Android devem lembrar-se de confiar apenas em anti-vírus conhecidos como AVG or Norton e evitar qualquer aplicação que não sejam da Google Play.

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?