Gerar renda com sites , vídeos, apps, chatbots e redes sociais

Gerar renda com sites , vídeos, apps, chatbots e redes sociais

Gerar renda com sites , vídeos, apps, chatbots e redes sociais

Gerar renda com sites gera independência

Preparamos um artigo super completo sobre as principais formas de monetização das mais diversas mídias e plataformas digitais. Aqui você vai aprender como monetizar sites, blogs, vídeos on-line, chatbots, apps e as páginas de redes sociais como YouTubeFacebook Instagram.

Monetização significa o ato de tornar um ativo lucrativo. Este termo tornou-se bastante popular nos últimos anos e muitas vezes se refere a ativos digitais, os quais podem incluir softwaresmídia digital ou arquivos.

Com a proliferação da mídia on-line e dos ativos digitais, a monetização se tornou um conceito popular entre os proprietários de sites, desenvolvedores de software, produtores de vídeos e outros provedores de conteúdo digital.

Como uma parcela considerável do conteúdo on-line disponível é gratuita, as estratégias de monetização tornaram-se uma parte crucial da estratégia de cada criador de conteúdo.

Métodos comuns de monetização incluem a cobrança por um produto final ou o uso de publicidade e marketing de afiliados para gerar receita para serviços ou produtos gratuitos.

Exemplos:

  • O proprietário de um site pode criar anúncios de display para gerar receita.
  • Um provedor de conteúdo com uma lista de e-mails pode incluir ofertas de afiliados para monetizar seus serviços.
  • Um desenvolvedor de software pode agrupar seu produto com outros para obter uma parte da receita.

Resumindo: monetização, quando se refere a ativos digitais, não é nada mais do que trabalhar essas plataformas de um jeito que você ganhe dinheiro. Por exemplo, você monetiza um blog colocando anúncios nele ou vendendo algo através dele.

Importante: a monetização de blogs e sites precisa de uma boa quantidade de tráfego. Mas o tráfego deve estar ativo – as pessoas não devem apenas visitá-los e irem embora – porque você só ganha dinheiro quando alguém clica em anúncios ou compra itens que você recomenda (e a organização à qual você está afiliado pagará se as pessoas fizerem a compra pelo seu blog/site).

Como funciona a monetização?

Gerar renda com sites e o coeficiente de monetização depende diretamente de muitos fatores: promoção de uma página da Web, tráfego, atividade de público-alvo etc. Em geral, qualquer plataforma da Internet que objetiva gerar receita deve ser atraente para os anunciantes.

A partir de agora, veremos como funciona a monetização em diferentes ativos digitais: sites/blogs, vídeos on-line, apps, chatbots e em páginas de redes sociais como YouTubeFacebook e Instagram.

Monetização de sites e blogs

Você pode ganhar dinheiro a partir de um site/blog de várias maneiras. E regularmente surgem novas formas de monetização, uma vez que a Internet está em constante mudança. Em geral, a receita para os proprietário vem através de publicidade ou ações do usuário (cliques, por exemplo). Há também os já citados programas afiliados para monetização, cuja essência se parece com o marketing de rede off-line.

Os webmasters geralmente combinam vários métodos de monetização, cuja mistura resulta em performances muito mais lucrativas. O sucesso depende diretamente do método, e o método em si é escolhido experimentalmente.

Existem algumas formas principais de rentabilização de um website:

  • Marketing afiliado
  • Publicidade paga por clique (pay per click)
  • Venda de espaço para anúncio
  • Venda do próprio produto digital
  • Doações dos visitantes
  • SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Motores de Busca)
  • Construção e quantificação do tráfego do website.

Monetização de aplicativos

Desenvolvedores faturam milhões por meio de aplicativos. Porém, embora tenha sido mais fácil há cinco anos, na atualidade é muito mais difícil chamar a atenção de um usuário.

Aqui vão 6 estratégias de monetização de aplicativos que provaram sua efetividade ao longo do tempo:

Anúncios

O jeito mais comum de fazer dinheiro por intermédio dos apps. Aproveite a rede de anúncios de terceiros para exibir os anúncios no seu aplicativo.

Patrocínio

Gerar renda com sites tem uma tração considerável no seu mercado, naturalmente irá atrair os patrocinadores.

Pedidos no app

Tudo o que você precisa fazer é cobrar por alguns recursos premium no seu aplicativo.

Marketing de referência

Você pode mandar mensagens comerciais para promover marcas dentre o seu público e receber comissões por isso.

Inscrições

Ofereça algum conteúdo por um limitado período de tempo, de modo que os usuários tenham que pagar para obter acesso irrestrito ao conteúdo completo.

Marketing de afiliação

Se você promover o conteúdo de marcas afiliadas para o seu público, e se a venda acontecer através do seu link, você receberá comissão.

Monetização de chatbots

Como os chatbots vêm ganhando força, gerar receita com eles parece ser uma alternativa interessante. Aqui vão algumas estratégias para monetizá-los.

Marketing de afiliação

Este é um passo muito simples que você pode usar com o seu chatbot para ganhar dinheiro.

Digamos que você está usando um chatbot para a sua loja e o consumidor está pedindo um sapato preto tamanho 5 – o qual você não tem. Nesse momento, você está perdendo um consumidor e a chance de lucrar.

Por outro lado, usando o marketing de afiliados, seu chatbot poderia dar opções para o mesmo sapato que o comprador solicita para outra loja. Quando este concluir a compra, você será creditado como referenciador. É uma situação ganha-ganha.

Geração de leads

Gerar renda com sites tem como ótima opção para monetizar seu bot. Vamos dizer que você está usando o chatbot para a sua padaria, que só vende salgadinhos. No momento da compra, você pode adicionar sugestões de uma empresa parceira sobre suprimentos de cozinha.

Os leads são muito valiosos e você pode ganhar dinheiro ao vender uma lista  para a empresa certa.

E-commerce

Use a opção de pagamento direto para o seu chatbot ao invés da empresa de terceiros. Faça seu bot oferecer produtos relevantes para seus usuários e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Anúncios

Esta pode ser a principal solução. Uma das coisas que o chatbot faz melhor é usar dados. Ao monitorar a experiência dos usuários e seguir os padrões de compra, você pode oferecer anúncios pagos segmentados para serem enviados individualmente e pessoalmente.

Os anúncios podem ser adaptados a um momento específico de uma conversa, oferecendo um cupom ou produto complementar na etapa exata para envolver um cliente de forma perfeita.

Monetização de conteúdo de vídeo

O aumento exponencial do vídeo on-line nos últimos anos é um testemunho do seu valor enquanto mídia. Todo mundo usa vídeos: empresas, navegadores de internet, canais e emissoras, entre outros.

Existem muitas abordagens diferentes para monetizar o conteúdo de vídeo. Plataformas de monetização de vídeo não são raras (apenas lance o termo no Google para ver o que queremos dizer). Mas encontrar um serviço que atenda exatamente ao que sua empresa precisa, e que forneça uma plataforma abrangente de gerenciamento de conteúdo de vídeo para otimizar totalmente seus ativos digitais – o que pode ajudar em todas as etapas, desde a catalogação até a distribuição global -, isso é um pouco mais complicado.

Não estamos falando apenas de vídeos virais de gatinhos ou de celebridades. Obviamente, o YouTube é o gigante – e, é claro, ele tem o seu valor -, mas nem sempre é a melhor solução para todos os negócios.

Existem centenas de empresas para ajudar a ganhar dinheiro com conteúdo de vídeo, seja você um indivíduo ou uma empresa, e muitos desses serviços são realmente impressionantes. Análises profundas, mapas de calor, funcionalidade interativa de aplicativo, e por aí vai.

Mas, se você está procurando o próximo nível – estamos falando de centenas de milhares de horas de vídeo, canais inteiros de conteúdo de programa, anos de filmagens e distribuição global de alta velocidade de conteúdo de vídeo pronto para transmissão – então é provável que você vai precisar de uma ajuda um pouco maior.

Então, como você monetiza conteúdo de vídeo?

Gerar renda com sites existem todos os tipos de maneiras, e elas variam de volume viral de vídeo (pense em animais e bebês fofinhos, pessoas cometendo erros engraçados), onde você ganha por visualizações, até  modelos de negócios em escala por meio de uma plataforma dedicada (que é o nosso caso).

Muitas plataformas permitem gerar receita com conteúdo de vídeo por meio de publicidade direcionada e links de afiliados. Elas facilitam a incorporação de vídeos ao seu site, assim como a incorporação de anúncios clicáveis nos vídeos, para que você ganhe dinheiro dessa maneira.

Existem várias plataformas que se propõem a ajudar as empresas a gerar receita com publicidade nas imagens ou nos vídeos, prometendo relevância, tração do cliente, altas taxas de conversão e muito mais – e há muita concorrência nessa área.

Independentemente de você estar promovendo seus próprios produtos ou criando fluxos de receita ao colocar anúncios pagos ou vinculados a sites afiliados, há muitas oportunidades para adicionar publicidade.

Existem três modelos bem conhecidos para monetização de vídeo em massa:

  • Publicidade em vídeo sob demanda (Advertising Video On Demand – AVOD): o conteúdo de vídeo pode ser visualizado gratuitamente, mas terá anúncios antes, durante ou após as gravações (ou, em alguns casos, todos os três). Pense no YouTube.
  • Assinatura  de vídeo sob demanda (Subscription Video On Demand – SVOD): os espectadores pagam uma taxa de assinatura mensal (ou anual) para ter acesso aos conteúdos. Pense em NetflixAmazon Prime VideoHulu e HBO Go, entre outros.
  • Vídeo sob demanda transacional (Transactional video on demand – TVOD): os usuários pagam uma taxa para acessar a conteúdos individuais, como um programa ou uma série, ou para imagens, músicas etc.

Monetização no YouTube

Certamente, a monetização de conteúdo audiovisual mais popular da internet é a do YouTube.

De acordo com a recente política do YouTube, um canal é elegível para ser monetizado quando:

  • Alcança 4000 horas de tempo de exibição, calculadas nos últimos 12 meses.
  • Tem no mínimo 1000 inscritos.
  • Integra o YouTube Program Partner e vincula sua conta do AdSense ao canal. Depois de aprovado, você terá uma nova opção para exibir anúncios em seus vídeos.

Importante: Lembre-se de que você só pode gerar receita com seus próprios vídeos e músicas sem direitos autorais.

Monetização no Facebook

Para rentabilizar a partir do Facebook, você tem três direções principais:

Dentro do Facebook:

Anúncios: para que sua página gere receita com seus próprios vídeos, você precisa ter mais de 10 mil likes, seus vídeos (com mais de três minutos) precisam ser assistidos por 30 mil minutos e o seu país ser um dos escolhidos do Facebook para usar este recurso (o Brasil passou a receber os Ad Breaks em fevereiro de 2019).

Conteúdo de marca: é o conteúdo de criador ou editor que apresenta ou é influenciado por um parceiro de negócios para uma troca de valor.

Os criadores incluem celebridades, influenciadores ou figuras públicas que publicam conteúdo de marca.

Os editores incluem empresas de mídia e entidades que postam conteúdo de marca.

Os parceiros de negócios incluem marcas, anunciantes, profissionais de marketing ou patrocinadores de conteúdo de marca.

Você pode usar a tag de conteúdo de marca com os seguintes tipos de conteúdo: fotos, vídeos, links, textos, Instant Articles, vídeos 360, lives, SlideshowCanvas Carrossel.

Fora do Facebook:

Audience Network (Rede de Audiência) – você ganha dinheiro exibindo ads de anunciantes do Facebook em seu aplicativo, website, Instant Articles ou plataforma Instant Games.

Os anúncios exibidos em seu aplicativo, site ou plataforma são de anunciantes do Facebook que optam por veicular anúncios na Audience Network .

Conteúdos de notícias:

Instant Articles – se você tem um site com um bom número de visitantes e artigos que se aplicam para obter o recurso de Inteligência Artificial do Facebook, você precisa adicionar o código ao seu site e conectar sua fanpage ao seu site e se inscrever para ganhar a IA. Depois de aprovado, poderá abrir o formulário de monetização desta funcionalidade para obter lucro através do Facebook.

Monetização no Instagram

Gerar renda com sites , você deve ter pelo menos 10 mil seguidores (de preferência muito mais), já que as marcas geralmente procuram trabalhar com páginas maiores.

Funciona assim: você entra em contato com marcas que vendem produtos relevantes para o seu nicho e pergunta se eles gostariam de anunciar em sua página. Em seguida, você publica uma foto dos produtos dessa marca e pede aos seus seguidores para darem uma olhada e / ou começa a seguir a página deles, simplesmente mencionando-os com “@”.

Há muitos fatores que influenciam o quanto você pode cobrar, como o nicho, número de seguidores e engajamento. Por isso, é impossível “tabelar” o valor cobrado.

Dica: entre em contato com páginas do Instagram semelhantes às suas e pergunte quanto elas cobram por um post. Assim, você pode saber mais sobre o que seus correntes estão fazendo e entender melhor o quanto você pode cobrar.

marketing de afiliados através do Instagram é uma maneira comum e muitas vezes fácil de começar a fazer dinheiro, especialmente se você tem um grande número de seguidores.

Existem várias maneiras de executar isso, mas o mais comum é que você faça um acordo com uma empresa para obter seu próprio código de desconto, o qual seus seguidores podem usar para obter, por exemplo, 10% nas compras.

Quando um produto é vendido com seu código de desconto personalizado, você receberá 10% do preço do artigo vendido.

A outra maneira é você colocar um link afiliado na bio da sua página e, em seguida, anunciar o produto do qual ganhará comissão quando for vendido.

fonte k2

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?