Google Apps + cPanel: problema com e-mail

Google Apps + cPanel: problema com e-mail

googleappsQuando se usa o Google Apps para fornecer o Google Mail (GMail) para uma conta cPanel, é importante reconfigurar dois detalhes da conta para assegurar que todo o tráfego de e-mail funcionará (desde e-mails enviados/recebidos via POP3/SMTP quanto formulários php, perl etc).

 

Embora seja um problema comum para quem usa o Google Apps, os mesmos passos servem para corrigir qualquer outro sistema de e-mail remoto instalado, como por exemplo o Windows Live Mail.

Ao alterar as entradas MX de uma conta para o Google Mail, faça duas importantes modificações:

  1. Ao acessar o painel “edit DNS Zone” que está dentro do WHM, desmarque a seguinte opção:
    “Always accept mail locally even if the primary mx does not point to this server. (Domain owned by ______)”
    Isso evitará que os e-mails sejam direcionados para o Exim do seu servidor com cPanel. Eles irão diretamente para o servidor remoto (no caso, o Google Mail).
  2. Este é o passo mais importante: Ao configurar as entradas MX, você precisa dizer ao Exim que esta conta utiliza um servidor remoto de e-mails e não mais um serviço local; A falta desta configuração acarreta em vários problemas, e o mais conhecido deles é que todos os formulários de e-mail da conta começam a parar de funcionar sem motivo aparente.
    • Para resolver, acesse o seguinte arquivo em seu servidor: /etc/localdomains
      Comando rápido para remover o domínio sem abrir o arquivo: cat /etc/localdomains | egrep -v dominio.de.exemplo.com.br > /etc/localdomains
    • Agora remova o domínio da conta que está utilizando os serviços do Google Mail; Remova o domínio e a linha dele;
    • Abra o seguinte arquivo: /etc/remotedomains
    • Adicione  o domínio removido em “localdomains” em uma nova linha desse arquivo (não é necessário colocar em ordem alfabética);
      Comando rápido para adicionar o domínio sem ter que abrir o arquivo: echo dominio.de.exemplo.com.br >> /etc/remotedomains

Pronto, você configurou corretamente o domínio.

Recomendo que você reinicie o Exim (pode ser pelo WHM ou pelo SSH) para evitar eventuais problemas com o cache dele, mas, a princípio, não deve gerar nenhum problema.

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