Google consegue “adivinhar” quais os filmes que serão sucesso de bilheteira

Google consegue “adivinhar” quais os filmes que serão sucesso de bilheteira

cinemaUm estudo da Google revela que a empresa consegue antecipar, com uma fiabilidade que pode chegar aos 94 por cento, se um filme terá ou não sucesso junto do público. O calculo baseia-se sobretudo no volume de procura pelo filme no motor de buscas do Google.

 

O estatuto do filme e a altura em que chega aos cinemas são algumas das variantes que também entram na contabilização, mas o principal fator considerado pelos analistas é mesmo o volume de pesquisas do trailer cerca de quatro semanas antes da estreia do filme. “Em média, os espetadores consultam 13 fontes antes de tomar uma decisão sobre o filme que irão ver”, diz a empresa num artigo científico. “Esta consulta ativa reflete-se no volume de pesquisas no motor de buscas.”

 

Um dos exemplos fornecidos pela Google é “Battleship – A Batalha dos Mares”, que tinha como objetivo alcançar 40 milhões de dólares no fim de semana de estreia. O navegador previu lucros na ordem dos 30 milhões e a longa metragem acabou por ganhar apenas 25,5 milhões na estreia. A discrepância entre o valor apresentado pela Google e o valor final acaba por ser menor do que a prevista pelos produtores do filme.

Esta ferramenta da Google pode assim revelar-se importante para os executivos da indústria cinematográfica que, “ao perceberem como e quando os frequentadores de cinema procuram informação, têm a oportunidade de ajustar suas estratégias para conseguir maior efeito e, mais importante, convencer os espectadores a escolher seus filmes”, observa a analista de media e entretenimento da Google, Andrea Chen.

Mas, será que no fim de o filme estar feito e de o dinheiro ter sido gasto, a ferramenta do Google faz assim tanta diferença aos produtores?

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?