Google constrói data centers gigantes que flutuam no mar

Google constrói data centers gigantes que flutuam no mar

StructureA Google estará finalmente a dar uso a uma patente registada há cinco anos relativa à construção de data centers situados no mar. O objetivo é que as estruturas flutuantes sejam arrefecidas e movidas pela força do oceano, ficando ainda fora do alcance legal de qualquer governo, especialmente o norte-americano.

 

Os planos da empresa, que é um dos maiores detentores de informação alheia do mundo, foram revelados pelo site CNet. A notícia revela que a Google está ligada ao misterioso ”Building 3″ (Edifício 3), na Treasure Island, em San Francisco Bay.

Neste local, está a ser construída uma enorme estrutura de quatro andares que os especialistas dizem ser um data center flutuante.

Google-Building

Building 3, em San Francisco Bay

Entretanto, uma construção muito semelhante foi vista a ser rebocada por uma barca perto do porto de Portland, Maine, há cerca de duas semanas. A operação está registada no nome da mesma companhia responsável pela estrutura que está a ser construída em San Francisco, chamada By and Large (um nome muito semelhante à empresa fictícia “Buy and Large” que surge em vários filmes da Pixar).

A patente destes data centers foi pedida pela Google em 2008 e garantida no ano seguinte, descrevendo uma estrutura situada no oceano, num suporte flutuante como um navio, por exemplo, que é alimentada pela força do mar, utilizando a água para arrefecer os servidores.

Colocando os data centers no alto mar, fora dos limites da costa dos Estados Unidos, daria a possibilidade à Google de fugir ao controlo do governo norte-americano.

fonte: http://www.tecnologia.com.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?