Google exige que novos usuários assinem o serviço Google +
O ano mal começou e o Google já adotou uma estratégia agressiva contra o Facebook: exigir que novos usuários assinem automaticamente o serviço social Google+,segundo o Wall Street Journal. Desde o início do ano, internautas que criam uma conta no Gmail, YouTube e outros serviços do Google, incluindo o Zagat passam a ter obrigatoriamente seu perfil no Google+.
Apesar de surpreender alguns usuários, executivos do Google dizem que uma maior integração dos serviços Google com o Google + é natural. “O Google+ é o Google”, afirma o vice-presidente Bradley Horowitz. “Os pontos de entrada para Google+ são muitos, e as integrações serão mais comuns a cada dia.”
Segundo o Wall Street Journal, a iniciativa foi controversa dentro do Google. Alguns funcionários a viram como uma tentativa desesperada de recuperar o atraso para o Facebook, enquanto outros acreditam ser o melhor caminho para tornar a companhia mais relevante na era da mídia social, disseram ao jornal pessoas familiarizadas com o assunto.
A maior integração com outros serviços Google tem ajudado a aumentar o uso Google+. Segundo a Google, no mês passado 235 milhões de pessoas utilizaram recursos do Google+, tais como o clique no botão “+1”, semelhante ao “Like” do Facebook. Quantidade superior aos 150 milhões registrados no final de junho.
Em setembro, o vice-presidente de engenharia do Google+, Vic Gundotra, anunciou que a rede social chegou aos 400 milhões de usuários. E ressaltou, ainda, que o serviço já possuía 100 milhões de usuários ativos mensais – contando com aplicativos móveis.
A maior integração do Google+ com os demais serviços Google é necessária também para aumentar o poder da Google na área de publicidade digital. Para direcionamento de anúncios, os algorítimos do Google podem coletar os dados necessários a partir das buscas feitas pelos usuários e pelo conteúdo dos emails, entretanto essas informações não são pessoais ou tão valiosas se comparadas àquelas fornecidas no Facebook todos os dias; dados sociais são individuais e mais direcionados do que outros, e a competitividade do Google no mercado de anúncios pode depender da habilidade da empresa em obter esses detalhes. O que explica a estratégia de favorecer sites com páginas no Google+ e cliques +1 em sua ferramenta de busca, segundo pesquisa realizada pela empresa americana especializada em marketing digital Tasty Placement.
Na opinião de alguns analistas, quando esta estratégia de integração for concluída, o Google+ terá melhores condições de ganhar usuários do Facebook; a maioria das pessoas não tem espaço em suas vidas para duas redes sociais, o que tem favorecido muito a rede social de Zuckerberg.
fonte: http://idgnow.uol.com.br/