Google Finlândia compra energia a parque eólico sueco

Google Finlândia compra energia a parque eólico sueco

googleA Google Finlândia comprou toda a produção elétrica de um parque eólico sueco para se abastecer de energia durante os próximos 10 anos.

A Google sempre lutou para usar a maior quantidade de energia limpa possível. Os seus enormes datacenters são consumidores ávidos de energia e o Google tenta contrariar os efeitos negativos no ambiente recorrendo a várias fontes de energia menos nocivas.

 

A O2 conseguiu que o seu plano de construção de um novo parque com capacidade para gerar 72MW fosse aprovado. Na sequência, a Google comprometeu-se a comprar 100% da produção durante os próximos 10 anos garantindo assim que a O2 tinha o financiamento necessário para avançar com o negócio. Este negócio foi intermediado pela empresa de seguros Allianz, que assumirá as rédeas do parque assim que o mesmo se torne operacional em  2015.

O processo é bastante simples: o parque eólico produz a energia e atribui-lhe uma garantia de origem, que confirma que a mesma é produzida através de fontes renováveis. A energia é depois reencaminhada para a grelha de distribuição regional que a leva até à Finlândia, à sede da Google. Depois a Google “retira” a garantia de energia, como forma de demonstrar que já utilizou aquela energia.

Este acordo é já o quarto do género que a Google faz, o primeiro na Europa.

Nesta “guerra” a Apple já anunciou que 75% da energia que usa é limpa e as duas empresas têm o objectivo de chegar aos 100%. De todas as “guerras” que têm esta é a única em que as duas rivais estão de acordo.

Google-Finlandia-energia-limpa

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?