Google fortalece criptografia para evitar espionagem

Google fortalece criptografia para evitar espionagem

google-criptografiaO Google, que já foi acusado de cooperar com o monitoramento norte-americano, também está entre as empresas espionadas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, segundo reportagem exibida nesse domingo pelo ‘Fantástico‘, da TV Globo. Em resposta às recentes acusações, a companhia decidiu fortalecer seus códigos de encriptação para dificultar a bisbilhotagem.

Reportagem no jornal americano The Washington Post relata que a companhia acelerou o programa de defesa de suas informações em centros espalhados pelo mundo para preservar sua reputação e transmitir confiança aos usuários. Apesar disso, a empresa reconhece que os esforços podem não ser suficientes para blindar o conteúdo da espionagem de órgãos governamentais.

A indústria de tecnologia reagiu com preocupação à notícia de que a maior parte dos padrões de criptografia, como SSL e HTTPS, pode ser quebrada pela Agência Nacional de Segurança. Segundo os artigos, produzidos em parceria pelo New York Times e The Guardian, as técnicas desenvolvidas há mais de uma década conseguem burlar as proteções com a ajuda de servidores que interceptam mensagens antes da codificação.  

Em resposta à denúncia, o diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Cooper, justificou a vigilância argumentando que terroristas e cibercriminosos têm utilizado a codificação para “proteger seus segredos”, assim como fazem muitas empresas. “Nossos serviços de inteligência não estariam fazendo seu trabalho se não resistissem a isto”, acrescentou, ao enfatizar que o monitoramento é feito sob tema de segurança nacional.

Segundo a agência Efe, os últimos documentos vazados por Edward Snowden ao NYT revelam que o governo dos EUA teria persuadido empresas a colaborar, roubado chaves de encriptação e alterado software e hardware para ter acesso às comunicações privadas na internet e fora dos Estados Unidos, como no caso da Petrobras.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?