O Google divulgou nesta quarta-feira, 29, um vídeo demonstrando o funcionamento de um smartphone do Projeto Ara. Para quem não conhece, o projeto tem como objetivo construir celulares com componentes modulares.

No vídeo, um engenheiro encaixa as peças e, em seguida, o smartphone é ligado. Como esperado, o sistema operacional é o Android, no entanto, não é possível saber qual versão está sendo rodada.

 

O aparelho que é exibido foi desenvolvido pela NK Labs em Boston, nos Estados Unidos e, até agora, já possui cinco componentes removíveis: LED, bateria, processador, alto-falantes e entrada USB.

Batizado de Spiral 1, o protótipo tem atualmente 50% do seu espaço ocupado pela modularidade, como explica um engenheiro no vídeo. Sendo assim, sobra pouco espaço para criar peças mais “poderosas”. Seu sucessor, o Spiral 2, que já está em desenvolvimento pela Toshiba, deve receber chips customizados para minimizar a pegada.

A gigante de buscas também anunciou nesta quarta que a segunda conferência de desenvolvedores para o Projeto Ara será em janeiro de 2015, em diversas cidades do mundo. Nos eventos, o Google deve demonstrar não só o Spiral 2, mas também divulgar seus planos para 2015.

Confira abaixo o vídeo (o smartphone é demonstrado a partir de 2:25): 

Via VentureBeat

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/