Governo dos EUA admite espionar de celulares

Governo dos EUA admite espionar de celulares

fbiO governo dos EUA está de olho no que os norte-americanos fazem no telefone. A operadora Verizon, uma das mais populares do país, foi obrigada a compartilhar milhões de dados sobre seus usuários com a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

O governo tem acesso ao número dos telefones, de onde as ligações são feitas, duração das chamadas, e quem está falando. O conteúdo das conversas, no entanto, segue preservado. De acordo com a Casa Branca, a espionagem é feita em nome da “segurança nacional”.

O jornal britânico The Guardian teve acesso ao documento secreto, emitido em abril, que exigia da operadora o compartilhamento dos dados. Ainda não se sabe se a Verizon é a única companhia telefônica a compartilhar tais informações.

A Corte de Inteligência de Vigilância Estrangeira (FISA, na siga em inglês) deu autorização ao FBI e ao governo para consultar todas as informações coletadas pelos celulares. Eles têm liberdade para fiscalizar os dados até o dia 19 de julho.

O jornal observa que a quantidade de informações coletadas é incomum. Normalmente o FBI pede autorização para analisar apenas os dados de um grupo suspeito. Dessa vez, todos os cidadãos comuns estão sendo espionados.

Quando era presidene, George Bush fez atos semelhantes durante sua administração. A coleta de dados se intensificou após os ataques de 11 de setembro, em 2001, que impulsionaram a implantação do Patriot Act, que dá ao governo liberdade de invadir a privacidade para proteger o país. No entanto, esse é o primeiro registro da administração Obama reunindo informações de celular.

fonte;  http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?