Guru do software livre Richard Stallman demonstra preocupação com web 2.0

Guru do software livre Richard Stallman demonstra preocupação com web 2.0

stallman No intervalo entre uma apresentação, a tietagem dos foristas do FISL e outra palestra, Stallman conversou com a INFO sobre o amadurecimento da comunidade brasileira de Software Livre, o sucesso do iPhone e a presença de grandes empresas no universo do Free Software.

 

 

 

INFO – Como você avalia o crescimento da comunidade brasileira?

Richard Stallman – Desculpe, mas não sou a melhor pessoa para falar disso. Não coloco meus esforços nas tarefas de quantificar e medir isso. É melhor que você pergunte ao Alexandre Oliva. O que posso dizer, entretanto, é que vejo excelentes iniciativas do Governo e da comunidade. Visito o país desde 1994, e vejo que a cada ano há mais pessoas nos eventos e mais engajamento.

 O que você acha de iniciativas como o OpenMoko e o conceito do Hardware Open Source?

Acho esse termo muito vago. Com certeza não é possível ter com o hardware, a mesma liberdade que se tem com o software, isto é, poder criar, copiar e alterar quando você quiser. Não acredito que seja possível comprar um aparelho e alterá-lo em casa. Com o OpenMoko, existe a possibilidade de usar um celular equipado com 100% de Software Livre. Só isso já o torna mais ético do que todos os outros celulares. É diferente do iPhone. Às pessoas não percebem que a Apple é tão ruim quanto a Microsoft. Por trás de uma suposta facilidade, elas estão abrindo mão de sua liberdade.

 Apesar das APIs abertas, os serviços do Google podem ser considerados livres?

Não é correto falar de forma generalista sobre uma empresa. Eles fazem coisas boas e ruins e dessa forma, você está reduzindo a discussão. No caso do Google, acredito que serviços como o Google Docs são maus. Você não possui o software. O usuário está rodando o software pertencente à empresa e deixando todas as suas informações nos servidores deles.

 Pode-se dizer então que a web 2.0 é nociva à liberdade dos usuários?

Eu não reconheço esse termo. Ele foi criado por marketeiros e não quer dizer nada. Não posso dizer que todos os serviços baseados na web são nocivos. O Google Docs é nocivo às liberdades individuais, pelos motivos que acabei de falar. Mas, se você analisa a Wikipedia, verá que ela segue um outro caminho. A pessoa faz parte de uma comunidade e compartilha conhecimento que pode ser usado por qualquer um.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?