Há 2500 livros sobre África e o Oriente para ler no site da Universidade de Aveiro

Há 2500 livros sobre África e o Oriente para ler no site da Universidade de Aveiro

africa-livrosSe gosta do tema ou precisa de precisa de saber mais sobre os países de língua portuguesa, a Universidade de Aveiro (UA) pode ajudá-lo.

 

Graças ao projeto online “Memória de África e do Oriente”, que teve início em 1996, o site da instituição tem, atualmente,mais de 2.500 obras disponíveis sobre a história dos países lusófonos durante a administração colonial.

O projeto da UA conta com o apoio do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CESA), em Lisboa, e de instituições de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Goa e São Tomé e Príncipe.

Pode aceder ao projeto em http://memoria-africa.ua.pt, onde encontrará imensa informação bibliográfica. A consulta das obras digitalizadas – que podem ser livros da escola primária do tempo colonial ou documentos oficiais das colónias – é gratuita.

Entre outras obras pode encontrar, por exemplo, os três precioso volumes da “História Geral de Cabo Verde”, livros da autoria do cientista e poeta cabo-verdiano João Vário, toda a coleção do Boletim Geral das Colónias, a revista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Bissau Soronda (1986-2009), o Boletim Cultural do Huambo em Angola e “O Oriente Português”, da responsabilidade da Comissão de Arqueologia da Índia Portuguesa, publicado entre 1905 e 1920 e retomado de 1931 a 1940.

No passado mês de dezembro, a plataforma quase chegou aos 354 mil registos bibliográficos e às 344 mil páginas digitalizadas e a base de dados vai aumentando a cada dia.

fonte: http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?