O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um tipo de negócio que realiza transações comerciais na internet. Empresas e consumidores podem comprar e vender produtos e serviços online, sem uma loja física tradicional.
Possui uma grande variedade de setores, ou seja, nesse modelo de negócios, é possível encontrar roupas, eletrônicos, serviços, entre outros.
Esse modelo de negócios traz muitas vantagens, pois aumenta a conveniência, permite acesso global a mercados e uma grande quantidade de opções em produtos e serviços.
É muito benéfico para os consumidores porque eles podem comprar de casa, comparar preços e receber as mercadorias no conforto do lar.
Para as empresas, essa opção traz mais eficiência para alcançar um público diversificado, além de reduzir os custos operacionais comuns em uma loja física.
Seu sucesso está relacionado ao desenvolvimento tecnológico e ao aumento da confiança dos consumidores nas transações online. A tecnologia também tem evoluído constantemente, o que faz do e-commerce um modelo significativo no mundo todo.
Ele está mudando completamente as relações de compra e venda, mas para ter sucesso, precisa de boas estratégias de marketing.
Visto isso, este artigo vai explicar o que são estratégias de marketing digital baseadas em e-commerce, quais são os objetivos dessas ações, quais são os canais mais eficazes, como criar uma boa estratégia e como medir seus resultados.
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ToggleO que é marketing digital baseado em e-commerce?
Marketing digital baseado em e-commerce são estratégias que promovem produtos e serviços online, por meio de canais digitais para atrair, converter e fidelizar clientes.
Esse tipo de marketing envolve várias estratégias, como publicidade online, otimização para os mecanismos de busca, marketing de conteúdo, presença nas redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
Uma loja virtual que vende janela pivotante vidro alumínio consegue ter mais visibilidade com essas ações, além de construir uma presença online robusta.
Anúncios direcionados, experiência de compra envolvente, análise de dados para tomar decisões, personalização de conteúdo, entre outras práticas, são fundamentais para divulgar uma plataforma e-commerce.
Algumas técnicas conseguem impulsionar a visibilidade e a conversão, o que ajuda a gerar vendas imediatas e estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes.
Saber se adaptar às tendências do mercado e usar ferramentas digitais são algumas das práticas essenciais para ter sucesso em um ambiente dinâmico e muito competitivo.
É necessário estabelecer uma conexão entre tecnologia e estratégias de marketing para alcançar os objetivos comerciais.
Objetivos do marketing no e-commerce
Para que o marketing digital seja eficiente no e-commerce, as estratégias precisam alcançar diferentes objetivos, e entre eles estão:
- Aumentar a visibilidade;
- Gerar tráfego qualificado;
- Fazer conversões;
- Fidelizar clientes;
- Analisar e ajustar estratégias;
- Integrar as redes sociais.
Um comércio eletrônico que produz calça uniforme profissional deve usar técnicas de otimização para melhorar o posicionamento nos motores de busca, além de investir em anúncios pagos para ampliar sua exposição.
Os conteúdos relevantes são muito úteis para atrair visitantes interessados, e unidos a uma estratégia de link patrocinado, conseguem direcionar tráfego segmentado.
É fundamental aprimorar a experiência do usuário na plataforma para facilitar a navegação, e isso é feito por meio de técnicas de otimização de conversão que transformam visitantes em leads e leads em clientes.
A empresa pode desenvolver programas de fidelidade e recompensas para fidelizar os clientes, além de enviar mensagens de e-mail personalizadas para manter o nível de engajamento.
Enquanto isso, a análise de dados avalia o desempenho das campanhas, permitindo ajustes contínuos com base nas métricas e no feedback dos compradores.
Também é fundamental utilizar as redes sociais para construir e manter uma presença ativa na internet, além de promover os produtos e serviços e aumentar a interação com a audiência.
Canais mais eficazes
Os canais digitais são essenciais para o sucesso de uma loja virtual, pois ajudam a alcançar e envolver o público-alvo. Para uma clínica veterinária aberta hoje , assim como para as lojas online, algumas das melhores opções são:
- Motores de busca;
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Display de anúncios.
A empresa deve investir em otimização para os mecanismos de busca para melhorar sua visibilidade orgânica. Outra opção é a publicidade paga porque ela aumenta a visibilidade imediata nos buscadores.
As redes sociais como o Facebook e o Instagram permitem criar campanhas publicitárias direcionadas que aumentam o alcance e o engajamento. Além disso, é possível criar publicações orgânicas que atraem os usuários.
Campanhas de e-mail personalizadas ajudam a estabelecer uma comunicação direta com os clientes, e sua automação vai ajudar a nutrir os leads e incentivar as vendas.
Criar conteúdos relevantes para blogs e redes sociais é uma forma de educar e informar as pessoas, além de atrair e prender a atenção dos consumidores.
As organizações também podem criar anúncios visuais em sites parceiros para aumentar sua visibilidade e trabalhar o remarketing para engajar visitantes que por alguma razão não concluíram a compra.
Como criar uma boa estratégia?
Para criar uma boa estratégia de marketing digital baseada em e-commerce, um negócio que fornece telha galvalume com isolamento térmico deve seguir alguns passos importantes.
O primeiro ponto é compreender o público-alvo, ou seja, é necessário fazer pesquisas para compreender as necessidades, comportamentos e preferências dos consumidores que podem se interessar pelos produtos e serviços.
A organização deve estabelecer metas claras, mensuráveis e alcançáveis, sendo muito clara em relação àquilo que deseja alcançar. É possível aumentar as vendas, expandir a base de clientes, aumentar o reconhecimento da marca, entre outros.
O site de vendas precisa ser intuitivo, responsivo e fácil de navegar, e para alcançar esses objetivos, é fundamental investir nas estratégias de otimização de conversão que vão melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões.
As estratégias de otimização para mecanismos de busca não podem ficar de fora porque elas aumentam a visibilidade da marca nos resultados de pesquisa.
Para isso, uma empresa virtual que disponibiliza retroescavadeira para alugar deve criar estratégias de conteúdo envolvente, escolher boas palavras-chave e garantir uma boa velocidade de carregamento.
É essencial marcar presença nas redes sociais, principalmente nas plataformas onde o público-alvo do negócio está presente. São plataformas que permitem desenvolver campanhas sociais direcionadas e usar publicidade para aumentar o alcance.
Para as empresas que vão investir em e-mail marketing, é fundamental criar campanhas personalizadas para nutrir os leads e incentivar as vendas.
A companhia vai implementar automação para enviar mensagens segmentadas, considerando o comportamento do usuário em seu canal.
Outro ponto importante é usar as plataformas de publicidade online, como as redes sociais e o Google Ads para alcançar um público mais amplo.
No entanto, para garantir o sucesso das estratégias, é fundamental monitorar e ajustar continuamente as campanhas, e assim otimizar o retorno sobre os investimentos.
Como medir os resultados?
Se uma loja de sanca de gesso quiser medir os resultados de suas estratégias de marketing digital para a loja virtual, deve considerar algumas métricas importantes.
Uma delas é a taxa de conversão, sendo necessário acompanhar a porcentagem de visitantes que realizam uma ação, como comprar ou baixar um conteúdo.
É essencial analisar o número de visitantes no site para identificar a origem do tráfego e o comportamento de navegação dessas pessoas. Além disso, a empresa deve calcular o retorno sobre os investimentos para comparar as receitas geradas.
Muitas plataformas de vendas também gostam de avaliar quantos visitantes adicionaram produtos ao carrinho, mas por alguma razão não concluíram a compra.
Já um fabricante de toldo para frente de loja deve medir a eficácia dos anúncios online para calcular a proporção de cliques em relação às impressões.
O comércio eletrônico também precisa entender a porcentagem de visitantes que deixam o site sem fazer nenhum tipo de interação, pois isso tem muito a dizer sobre a relevância do conteúdo.
Muitas marcas também analisam o número de curtidas, compartilhamentos e comentários para saber qual é o impacto de suas ações nas redes sociais.
Embora essas métricas sejam conhecidas como métricas de vaidade, ainda assim elas falam muito sobre o nível de interesse dos seguidores em relação ao que é publicado pela empresa.
Por fim, uma entidade que possui caminhão para pegar entulho pode analisar a taxa de abertura e cliques em e-mails, monitorando o desempenho de suas campanhas.
Todas essas métricas trazem informações valiosas sobre o sucesso das estratégias de marketing digital para e-commerce, e com base nelas é possível fazer ajustes estratégicos que melhoram o desempenho global.
Considerações finais
Uma estratégia de marketing digital eficaz para plataformas e-commerce é muito importante para o sucesso do negócio.
São ações que conseguem impulsionar o crescimento e alcançar sucesso sustentável, no entanto, cada ação precisa ser devidamente acompanhada.
Mensurar algumas métricas como a taxa de conversão, o retorno sobre os investimentos e o nível de engajamento, permite ajustar as ações de maneira concreta.
Porém, para construir uma presença online sólida, aumentar as vendas e ter mais vantagem competitiva no comércio eletrônico, é fundamental que as ações de marketing sejam adaptadas às tendências do mercado e compreendam o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.