Linux em inglês, teclado em inglês e cedilha

Linux em inglês, teclado em inglês e cedilha

linux-tecladoMuitos estão acostumados a utilizar distribuições como Ubuntu, Debian etc em inglês e um teclado em inglês (principalmente em notebooks e netbooks), e a maioria enfrenta o famoso problema da falta de cedilha em seus teclados padrão norte-americanos. Ensinarei neste artigo algumas formas de contornar o problema e, embora eu fale do teclado em inglês, serve para qualquer outra língua.

 

Legenda: “dead keys” são símbolos diferentes específicos de cada língua. O “a” com crase e o “c” com cedilha são exemplos de dead keys.

    1. Configure o seu teclado para usar o layout americano internacional (USA International) com dead keys (with dead keys). Não importa se a sua distro é em inglês, português ou espanhol, o importante é escolher o layout correto do seu teclado. Aqui eu irei supor que é o “USA International with dead keys”, a mais comum entre notebooks e netbooks, porém pode ser outro. Consulte o manual do seu teclado.
    2. Tente criar a cedilha apertando aspa simples (‘) ou acento (‘)  e em seguida a letra “c”.
      Se ficou ” ‘c” (acento seguido da letra c) ou a letra “c” ficou acentuada (sim, isso pode acontecer) você deve seguir para o passo três. Se a cedilha apareceu, você pode parar por aqui;
      Mas antes de recorrer ao passo três, tente gerar a cedilha apertando a tecla ALT + VÍRGULA: Se aparecer, você não precisa continuar; Mas se continuar, descobrirá como ativar a cedilha usando ACENTO+C.
    3. Se até o passo dois o problema não se resolveu, vamos incluir a cedilha no layout do seu teclado. O símbolo de um teclado de língua inglesa é o “en”, portanto se você está configurando um teclado que pertence a outra língua, substitua “en” nos comandos abaixos pelo símbolo correto.Um exemplo seria um teclado chines (cn) ou português de Portugal (pt).
        1. Para computadores com interface QT (como por exemplo o KDE):
      sudo -i cd /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8 cp Compose Compose.original cat Compose.original | sed -e 's/?/?/' -e 's/Ç/ç/' > Compose exit
        1. Para computadores com interface GTK (como por exemplo o Gnome):

      *comando em testes, pois houveram mudanças nos arquivos de configuração do gnome*

Importante: Essas configurações irão funcionar apenas com a interface gráfica presente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?