Liquid Robotics mostra datacenter no mar

Liquid Robotics mostra datacenter no mar

Wave-Glider-SV3-thumbLiquid Robotics lançou uma espécie de datacenter aquático que pode funcionar de forma independente por vários meses. Esta empresa dedica-se a criar computadores que são depois colocados na água com o objetivo de recolherem informações.  

 

Wave Glider SV3 difere dos restantes produtos já lançados pela empresa porque é autosuficiente, tendo a capacidade de se manter ligado durante vários meses sem qualquer tipo de intervenção humana.  O robô combina painéis solares no topo com barbatanas que usam o movimento do mar para criar energia. Desde que exista um dia de sol ou movimentação na superfície do mar o sistema tem energia para trabalhar. 

Outra das características inovadoras do SV3 é que ele além de recolher e armazenar os dados, tal como os modelos anteriores, é que ele também é capaz de usar o seu poder de processamento para analisar os dados em bruto e organizar a informação. Assim, quando a informação for enviada para a Liquid Robotics já está toda organizada, poupando trabalho e tempo aos técnicos. 

Para se tornar ainda mais autónomo o SV3 pode receber atualizações do software de uma forma remota e tem ainda a capacidade de comunicar com outros membros da frota. Usando vários aparelhos pode-se configurar o sistema de forma a construir uma rede de computadores que se destina a processar os dados e que comunicam entre eles.

Por tudo isto a empresa apelida o Wave Glider SV3 de datacenter@sea>, o que traduzindo significa datacenter no mar.

Datacenter-aquatico

Wave-Glider-SV3

fonte:  http://www.tecnologia.com.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?