luzia-sem-suporte-no-whatsapp:-como-acessar-a-ia-no-app-agora?

Por acaso você tentou utilizar a LuzIA recentemente, seja para transcrever áudio ou resumir um texto no WhatsApp? Você provavelmente recebeu a seguinte mensagem: “No momento, não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma”.

O chatbot de Inteligência Artificial, que funcionava de maneira integrada ao WhatsApp, deixou de operar na plataforma de mensagens instantâneas da Meta, e agora pode ser acessado apenas pelo próprio aplicativo.

Leia também:

Contato da LuzIA aberto no WhatsApp num iPhone
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

O chatbot LuzIA foi lançado no Brasil em meados de junho do ano passado, conquistando um número cada vez maior de usuários que desfrutavam de suas funcionalidades. O serviço de linguagem neural oferece diversos recursos úteis para o dia a dia, como explicações sobre notícias, informações sobre o clima, transcrição de áudio e resumo de textos.

Até então, LuzIA oferecia essas funcionalidades tanto para o WhatsApp quanto para o Telegram. Entretanto, por conta dos altos custos para continuar funcionando na plataforma da Meta, o chatbot decidiu parar as operações no WhatsApp – mas ainda funciona normalmente pelo Telegram.

Como acessar a LuzIA pelo aplicativo?

Tempo necessário: 5 minutos

Felizmente, a LuzIA continua funcionando em seu próprio aplicativo dedicado, disponível tanto para Android quanto para iOS. Confira abaixo o passo a passo para continuar utilizando as funcionalidades do chatbot:

  1. Acesse a AppStore ou a PlayStore em seu dispositivo;
  2. Busque por “Luzia: Sua Assistente de IA” e faça o download do aplicativo;Aplicativo LuzIA/Olhar Digital
  3. Abra o aplicativo e selecione o tipo de personagem para a operação que deseja realizarA partir da tela inicial, é possível conversar com cada uma das personagens de funcionalidades específicas da LuzIA, como Luzia meteorologista, Luzia sabe-tudo, Especialista em Entretenimento, Coach Pessoal, Conselheira Legal e muito mais. Basta tocar em “Ver mais” e buscar pela LuzIA com quem deseja conversar;Como usar aplicativo LuzIA passo 3
  4. Explore as ferramentasNa parte inferior da página inicial, toque em “Ver mais” na seção de ferramentas. Nesta aba, é possível acessar diversas ações, como criação e reconhecimento de imagem, resumo de documentos, transcrição de voz e outras funcionalidades;Como usar aplicativo LuzIA passo 4
  5. Inicie uma conversa com a LuzIANa página inicial, toque em “Iniciar conversa” para utilizar as mais diversas funcionalidades disponíveis.Como usar aplicativo LuzIA passo 5
  6. Crie uma conta ou faça login para utilizar as funcionalidadesAo mandar a primeira mensagem para a Luzia, uma mensagem de login aparecerá na tela. Toque na mensagem para abrir a página de acesso;Como usar aplicativo LuzIA passo 6
  7. Informe seu número de telefone para criar uma conta e toque em “Próximo”
  8. Escolha um nome de usuário e toque em “Próximo”;Como usar aplicativo LuzIA passos 7 e 8

Pronto, agora você pode desfrutar das funcionalidades do aplicativo LuzIA. Vale ressaltar, entretanto, que nem todas as operações disponíveis estão funcionando por enquanto, mas os incrementos devem chegar em breve.