Médicos usam Big Data para curar o câncer

Médicos usam Big Data para curar o câncer

medicos-bigdataUm grupo norte-americano de oncologia lançou um projeto ambicioso para coletar dados de centenas de pacientes de câncer. Segundo o Wall Street Journal, a ideia é usar Big Data para arrecadar informações que ajudarão em tratamentos futuros de pacientes em todo sistema de saúde.

 

Com a tecnologia, médicos poderão consultar o banco de dados e fazer pesquisa para obter aconselhamento sobre tratamentos. Todas as informações terão como base os dados de pessoas que possuem doenças similares.

A coleta e análise dos dados médicos, contudo, é repleta de desafios. Um deles é encontrar softwares que aceitem informações clínicas provenientes dos mais diversos equipamentos de saúde, como um eletrocardiograma, por exemplo. 

No caso do grupo norte-americano, uma tecnologia, ainda em protótipo, conseguiu recolher cerca de 100 mil registros de câncer de mama de 27 hospitais diferentes que usam outros tipos de equipamentos eletrônicos.

Cerca de 1,6 milhão de americanos são diagnosticados com câncer a cada ano, mas em 95% dos casos os detalhes dos tratamentos são trancados em arquivos ou em sistemas eletrônicos isolados. 

“Há um tesouro de informações nestes casos”, disse Allen Lichter, chefe do do grupo. “Isso poderá salvar muitas vidas”, finalizou.

O projeto deve começar oficialmente entre 12 e 18 meses.

Para saber mais sobre Big Data, leia aqui uma matéria.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?