Melhore suas fotos das festas de fim de ano com estas 5 dicas

Melhore suas fotos das festas de fim de ano com estas 5 dicas

Olhe ao seu redor. Sem dúvida você já deve ter visto vitrines de lojas decoradas com guirlandas e “neve” de algodão, e talvez até tenha esbarrado com um Papai Noel por aí. Sinais inevitáveis de que as festas de fim de ano estão se aproximando, e você deve preparar sua câmera para documentar tudo. Siga estas cinco dicas simples e se torne a estrela no álbum da família;

 

1. Domine a luz ajustando o balanço de branco

Enquanto fotografa a família reunida ao redor da mesa, não se esqueça de prestar atenção na iluminação da cena, que pode ser bastante traiçoeira. Especialmente se você estiver fotografando no final da tarde, com luz do sol passando pela janela, luzes da sala acesas e talvez algumas velas ao fundo, todas competindo pela atenção do sensor de sua câmera.

mesa

Ajuste o balanço de branco para não “tingir” as fotos. Crédito: Flickr/Julie

Se você confiar apenas na câmera, suas fotos podem acabar “puxando” para um tom de cor como o vermelho ou azul e ficar horríveis. A melhor opção é calibrar o balanço de branco manualmente usando uma folha de papel sulfite antes de fotografar (consulte o manual da câmera para saber como). E lembre-se de redefinir o balanço de branco para “automático” quando tiver terminado.

2. Combine as melhores partes de fotos em grupo com o Photo Fuse

Qualquer um que já tenha tentado tirar uma foto de toda a família ao lado da árvore de natal sabe que é preciso tirar pelo menos uma dúzia delas até conseguir uma que seja meramente aceitável. Mas há uma ferramenta para ajudar: é o recurso Photo Fuse do Windows Live Photo Gallery, parte do pacote gratuitoWindows Live Essentials.

O Photo Fuse permite “fundir” partes de múltiplas imagens similares em uma só. Você bate várias fotos da mesma cena e se houver algo errado em uma delas (pessoas espirrando, piscando ou olhando pro lado, por exemplo) você pode recortar e colar pedaços de outra, criando uma cena composta onde todo mundo está perfeito. Experimente.

3. Fotografe velas e enfeites bem de perto

Gosto do fim de ano porque tenho a chance de fotografar luzes, enfeites e velas. Coloque sua câmera em um tripé, já que este é o tipo de foto que deve ser feita à noite. Gosto de capturar bem de perto os detalhes de um ornamento ou a chama de uma vela. Use o zoom de sua câmera para ajudar a enquadrá-los.

velas

Use um tripé para fotografar velas e enfeites. Crédito: Flickr/Robin Tell

Coloque sua câmera no modo manual, escolha uma abertura do obturador mediana (como f/5.6) e tente uma foto com exposição de vários segundos. Observe os resultados e ajuste a câmera como necessário: se quiser mais brilho e luzes dramáticas, aumente a abertura. Se quiser que a cena inteira seja mais clara, aumente o tempo de exposição. Tente várias opções e escolha a que mais gostar depois.

4. Tire retratos com as luzes de natal no fundo

Quer andar pela vizinhança e fotografar as luzes de natal? Não se esqueça de levar junto um tripé. Aproveite e coloque algumas pessoas nas cenas para fazer retratos. Combine uma baixa velocidade de obturador (que irá ajudar a expor as luzes e decorações no fundo) com o flash para iluminar o rosto das pessoas. E não demore muito para sair: a melhor hora para fazer estas fotos é logo após o pôr do sol, quando ainda há um pouco de luz no céu.

5. Inclua seus bichinhos

Não esqueça de incluir os membros de quatro patas da família em suas fotos. Se você quiser que seu bichinho olhe para algum lugar em específico, chame a atenção dele com comida. Peça para alguém segurar um biscoito ou pedaço de queijo ou carne perto da câmera e você terá a atenção total de seu cachorro ou gatinho.

gato

Ofereça comida para chamar a atenção de seu bichinho. Crédito: Flickr/Rigues

 

fonte: http://pcworld.uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?