Nova fibra ótica promete transferir dados à velocidade da luz

Nova fibra ótica promete transferir dados à velocidade da luz

fibra-otica-velocidade-da-luzO futuro da transmissão de dados pode estar contido em uma fibra fotônica de banda proibida com núcleo oco. O nome com jeito de ofensa pode ser traduzido para uma fibra ótica vazia, capaz de enviar informações em velocidade da luz.



A tecnologia, ainda em fase inicial, aumenta em 30% a velocidade de transmissão de dados em cabos de fibra ótica. Atualmente, a informação nestes cabos viaja a 200.000 Km/s, índice bem abaixo dos 300.000 Km/s alcançados pela luz no vácuo.

A tese dos cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra, foi reproduzir essa situação nos cabos. O princípio resultou em fibras isentas do material similar ao vidro, meio até então imprescindível para transmissão dos dados, ainda que responsável pela velocidade reduzida.

As experiências realizadas pelo grupo conseguiram trocar o incrível volume de 73,7 Tbps, taxa 2.443 vezes maior que os 30 Gbps alcançados na conexão de internet da Campus Party 2013, evento de tecnologia realizado em São Paulo.

O método utilizado pelos pesquisadores serviria notadamente à transmissão de grandes volumes de dados como, por exemplo, nos cabos transcontinentais. A tecnologia ainda não conseguiu minorar as perdas pelo caminho, estimadas em 3,5 dB/Km — valor elevado para longas distâncias.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?