Nova tecnologia de dispositivos móveis = Novas ameaças

Nova tecnologia de dispositivos móveis = Novas ameaças

A tecnologia está sempre em evolução, mas as crianças vão sempre gostar de brinquedos, e isso nunca muda. Para eles, seu tablet ou smartphone, com seus apps coloridos e sons divertidos, representa simplesmente mais um brinquedo. Com moderação, isso não é necessariamente algo ruim. Os apps podem tornar o aprendizado mais divertido.

 

Mas nem todos os apps disponíveis são necessariamente benignos ou benéficos. Como tudo o que você pode baixar no seu laptop ou desktop, certos apps para dispositivos móveis podem ser nada mais do que um software malicioso disfarçado, cuja meta é roubar suas informações e esvaziar sua conta bancária.

Para evitar que isso aconteça, aqui estão algumas dicas que você deveria saber e compartilhar, caso tenha filhos que utilizam o seu dispositivo móvel.

Mensagens solicitando senhas

Imagine esta situação: um criminoso cibernético entra em um fórum de um jogo popular. Seu filho pede ajuda com um certo app. “Será um prazer ajudá-lo”, digita o bandido. “Preciso somente que você me envie os códigos que seu pai utiliza no telefone.”

Ele está se referindo às suas senhas ou códigos de segurança. Em seguida, o criminoso fornece um link a um site carregado de malware. Seu filho clica no link e o criminoso cibernético passa a ter o controle total do seu smartphone e de tudo o que ele contém. Apesar de seus filhos saberem que não devem fornecer informações pessoais, essa solicitação por texto poderá parecer razoável. Informe seus filhos antecipadamente sobre esse golpe.

Nem todos os apps são legítimos

Em agosto de 2012, o Google anunciou a detecção de apps para Android que se mostravam “confusamente semelhantes a produtos existentes”. Esse foi um passo na direção correta e extremamente necessário para a Google Play Store. Mas isso não significa o fim dos apps falsos.

Antes que seus filhos comecem a fazer o download de milhares de apps, é uma boa ideia ler primeiro os comentários sobre esses aplicativos. Eles normalmente o alertam sobre intenções maliciosas e o ajudam a proteger seus filhos na Internet.

O que é gratuito nem sempre é melhor

Apps gratuitos que atraem muitos downloads (e também grandes faturamentos de publicidade para os desenvolvedores) já vêm circulando há algum tempo. Dependendo da sua tolerância a esses banners de anúncios, eles poderão não afetar você. Saiba, porém, que eles podem atrair também conteúdos indesejados.

À medida que embarcamos nessa nova jornada de dispositivos móveis, alguns conteúdos para adultos, não apropriados para olhos infantis, conseguem se infiltrar. Por isso, a supervisão dos pais é uma boa ideia.

Fique atento aos custos dissimulados

Juntamente com banners de anúncios que podem conter conteúdo para adultos (muitas vezes sem o conhecimento dos desenvolvedores), existe também uma tendência para o uso de plataformas gratuitas, em que os jogos são distribuídos gratuitamente, porém os upgrades e extras são cobrados daqueles que os utilizam.

Esse modelo não é totalmente desonesto, pois os desenvolvedores desses jogos precisam ganhar dinheiro de alguma forma. Porém, como pai ou responsável, você deve estar ciente de que pessoas com menos escrúpulos estão ocultando upgrades muito caros com linguagens obscuras em alguns apps. Crianças e jovens podem não perceber que estão comprometendo o salário de seus pais quando concordam em obter a arma necessária para combater o invencível “Glarmo, o ornitorrinco furioso”.

Lembre-se disso da próxima vez que seu filho lhe perguntar: “Posso fazer esse download no seu telefone? É grátis!” Verifique o que é e quais as permissões para app você está concedendo.

Não espere que um desastre aconteça. Seja proativo com a sua proteção.

Tablets e smartphones constituem um ótimo brinquedo tecnológico para jovens e adultos com espírito jovem. Mas lembre-se de que existem pessoas cujo alvo são a inocência e a confiança inerente das crianças e dos jovens.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?