O Comércio Eletrônico nos Dispositivos Móveis

O Comércio Eletrônico nos Dispositivos Móveis

comercio-eletronico-mobileDe todos os tipos de dispositivos móveis com acesso à internet, os telefones celulares são os mais simples, seguidos pelos smartphones e, mais recentemente, pelos tablets (como os populares iPads, por exemplo), sendo estes últimos os mais empregados atualmente em m-Commerce.

 

As estimativas de crescimento do m-Commerce ainda são muito variáveis e conflitantes, onde os mais importantes eventos do setor de comércio eletrônico prevêem movimentações em mobile commerce para o ano de 2015 que vão de US$ 119 bilhões a US$ 670 bilhões a US$ 1,4 trilhão. Acredita-se que os consumidores móveis devem totalizar 2,5 bilhões em 2015 em todo o mundo. Para 2020, estima-se que já sejam 50 bilhões de devices conectados.

A Ponte Que Conecta Canais

Um consumidor não raciocina com o “canal” de vendas, mas ele usa o terminal que lhe convém, do modo como precisa e disponível onde ele esteja localizado. O desafio é segui-lo através de todos esses canais, propondo-lhe ofertas consistentes, de acordo com a história de sua carreira. Os dispositivos móveis servem de ponte a conectar esses canais, além de poderem reproduzir todo o processo de compra de uma loja on-line:

  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Compre mobilidade: resposta rápida a uma necessidade (por exemplo, bilhetes de cinema) ou uma compra por impulso;
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Navegação do catálogo;
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Envio de ofertas especiais, alertas, entregas etc.;
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Geração de código de barras: bilhetes ou cupons;
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Localização do ponto de venda, baseados em localização (por exemplo, restaurantes);
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Uso da câmara: realidade aumentada, leitura de código 2D (códigos de publicidade promocional ou link para um artigo), identificação dos produtos;
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Desmaterialização (substituição) do cartão de fidelidade.

Aplicações Dos Dispositivos Móveis No Comércio Eletrônico

Os dispositivos móveis tem sido aplicados de muitas maneiras no comércio eletrônico, onde se destaca:

Pré-Compra

  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para obter informações sobre o produto
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para ler códigos de barras
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para comparar preços
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para realizar classificações e análises
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para encontrar / resgatar um código de cupom
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para receber alertas de vendas on-line e promoções
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para inscrever-se em listas de desejos de compra
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para praticar Mobile Social Commerce
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para navegar no catálogo da loja
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para digitalização de um código QR
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para visualizar fotos de produto, de modo a obter automaticamente informações detalhadas sobre o mesmo

Compra

  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para fazer checkin em loja virtual
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para realizar os pagamentos via dispositivo móvel
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para verificar o status de um pedido
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para vendas cruzadas dinâmicas
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para fazer checkout multicanal
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>para obter recibos digitais

Dispositivos Móveis Nas Compras Em Lojas Físicas

Os dispositivos móveis também estão sendo utilizados pelo consumidor de diversas maneiras para realizar compras nas lojas físicas, entre elas:

  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Comparar preços enquanto se faz compras na loja física
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Verificar as horas de funcionamento da loja
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Localizar uma loja próxima para comprar um produto específico
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Verificar a disponibilidade de um produto em lojas
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Procurar informações do produto on-line durante as compras
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Usar cupons eletrônicos
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Saber mais sobre uma promoção ou evento na loja
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>Fazer checkout multicanal

O M-Commerce No Mundo

Pra finalizar, alguns dos mais importantes eventos do setor de comércio eletrônico realizados neste ano, o Shop.org Annual Summit, o E-Commerce Expo (Grã-Bretanha) e o VAD-E-Commerce (Lille, França), divulgaram informações sobre o movimento do mobile commerce pelo mundo, onde destaca-se:

  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>A Ásia está na frente no uso de mobile commerce (47% no Japão, 43% na China urbana, contra 22% nos EUA e 12% na Europa).
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>O Extremo Oriente e a China serão as regiões com maior número de usuários, com uma participação de quase 30%.
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>No Japão, 30 milhões de clientes que já usam seu pagamento móvel sem contato com a tecnologia NFC.
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>EUA e Europa: o percentual de varejistas com um site móvel era de 4% em 2009, subiu para 12% em 2010 e alcançou 37% em 2011, um salto de 210% em três anos. 51% dos usuários adultos de internet da Europa já realizaram ao menos uma compra a partir de telefones móveis, com 67% destes considerando muito importante a possibilidade de realizar pedidos por meio de dispositivos móveis em sites de mobile commerce (IBM European).
  • http://ecommercenews.com.br/wp-content/themes/ecommercenews/images/bullet.gif); background-position: 0px 6px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>O m-Commerce já se enraizou amplamente no mercado norte-americano: 80% dos proprietários de smartphone utilizaram os seus dispositivos para ajudá-los em decisões de compras no último ano e 66% compraram algum produto com seus aparelhos, de acordo com estudo da LEK Consulting.

No Brasil, o engajamento dos consumidores da web com o m-Commerce explodiu, com cerca de 79% destes tendo usado algum dispositivo móvel para fins de comércio, pesquisa ou compras. O Brasil estará entre os países onde o m-Commerce decolará em grande escala nos próximos anos? Com mais de 200 milhões de celulares, isto pode significar um dos maiores mercados mundiais no qual os telefones celulares passam a ser utilizados corriqueiramente para realizar pagamentos de serviços de toda ordem.

fonte: http://ecommercenews.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?