O que cloud computing não é, segundo o Gartner

O que cloud computing não é, segundo o Gartner

cloud computing storageO National Institute for Standards in Technology (NIST) dos Estados Unidos  tem uma definição de cloud computing amplamente adotada no setor de TI. Mas a Gartner considera haver ainda muita confusão no mercado sobre o que são essas plataformas tecnológicas. Por isso, a consultoria divulgou uma lista do que a nuvem não é.

 

A NIST define cloud computing como tendo algumas características essenciais: serviços de TI por demanda e em self service, com amplo acesso via rede; um repositório de recursos; serviços de capacidade bastante elástica, de rápida expansão.

cloud computing benefits

Na visão da Gartner,  o discurso promocional exagerado em torno  da  cloud computing introduziu muita confusão sobre o conceito. “Os departamentos de TI precisam de ter cuidado para evitar esse ‘hype’, e, em vez disso, devem concentrar-se em implantar um esforço focado em uma plataforma de cloud computing privada capaz de fazer mais sentido para a empresa “, diz o analista da consultora Tom Bittman.

O mesmo denuncia cinco equívocos detetados no setor de TI:

Basta ter virtualização
Equipar um servidor com um hypervisor não é a computação em nuvem privada. A virtualização é um componente chave, que permite a constituição de um repositório de recursos para serem facilmente acessados. Mas é preciso garantir ainda outras características de self-service e de capacidade de expansão de recursos.

Serve sempre para poupar dinheiro
Um dos maiores equívocos das rquipe de TI é que acreditar que com a cloud computing vai economizar dinheiro. Pode ser verdade, em muitos casos, mas isso não é  uma verdade universal. Não há garantia de redução de custos. Implantar tecnologia de automação para ter uma cloud privada pode ser um investimento muito significativo para muitos orçamentos de TI.  Eles podem ganhar a capacidade de redistribuir recursos de forma mais eficiente. E conseguirão reduzir os seus gastos de capital no acesso a novo hardware. Mas o Gartner diz que o benefício principal está na maior agilidade e na capacidade de expansão dinâmica.

Fica sempre dentro de casa
Muitas pessoas associam uma cloud privada como aquela alojada no data center de uma organização, por trás de um firewall. Essa é uma meia verdade.  E muitos fabricantes tentarão vender clouds privadas sem características “multi-tenant”, com os recursos dedicados a um único cliente, e sem  partilha de recursos. “A cloud privada é definida pela privacidade proporcionada não pela localização, nem propriedade ou nem responsabilidade de gestão”, diz Bittman. Alguns fornecedores podem, por exemplo, terceirizar as suas operações de centro de dados de um cliente para uma instalação secundária, ou reunir os recursos dos clientes, mas separá-los usando VPN.

É só infraestrutura
Uma plataforma de cloud privada é muitas vezes considerada como serviço de infraestrutura virtual. Mas há outras implantações de clouds privadas, particularmente via software e sob muitas outras formas. Bittman diz que o segmento de IaaS pode ser o de maior crescimento no mercado de cloud computing. Mas não é necessariamente o mais importante.

“As IaaS fornecem apenas os recursos mais básicos de um data center numa forma fácil de consumir, e não muda radicalmente a forma como isso é feito”, diz. Os serviços de PaaS, serão plataformas onde as organizações poderão criar aplicações adaptadas e desenvolvidas especificamente para correrem em infraestrutura de cloud computing.

É sempre privada?

Adotar uma plataforma de cloud privada é o primeiro passo natural para muitas organizações. Mas Bittman prevê que, com a evolução do mercado de cloud, os departamentos de TI vão aceitar melhor  a ideia de usarem recursos de nuvens públicas. Os níveis de serviço e as precauções de segurança deverão amadurecer e o impacto das interrupções e tempo de inatividade serão minimizados.

A Gartner prevê que a maioria das implantações de cloud privada se tonarão clouds híbridas.

fonte: http://cio.uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
💬 Posso Ajudar?