O que é o Pinterest e por que é importante para sua empresa?

O que é o Pinterest e por que é importante para sua empresa?

As Redes Sociais atualmente são e serão cada vez mais indispensáveis no dia-a-dia de muitas pessoas. Estar logado no Twitter, Facebook, Google+, Myspace e Orkut  diariamente é natural para uma sociedade que acompanha a globalização.

Em meio às populosas redes sociais, eis que surge a mais nova e “quente” de todas. Nos últimos meses vem-se falando de uma nova marca no mercado online chamado:Pinterest.

 

Pinterest-294x194Pinterest é uma rede social onde o usuário pode compartilhar visualmente e descobrir novas postagens de seu interesse, chamados de Pinning. Além disso, os usuários ouPinners,  podem postar seus próprios Pin (vídeos e imagens) ou de outros usuários, responder a outros usuários que seria o Repin; além de adicionar o Pin it button; que facilitará o compartilhamento na rede e após retornar para o site ou link de onde vieram. Os usuários ainda podem fazer upload de arquivos a partir de seus computadores ou de outros locais que estejam conectados na web, usando o bookmarklet pinterest ou apenas uma URL.

Apenas em dezembro de 2011, o Pinterest ficou em 5º lugar na lista das dez maiores redes sociais do mundo, superando o Linkedln e o Google +.  E, em janeiro de 2012 aumentou 155% o número de visitantes únicos.

Como qualquer novidade na web e, principalmente por tratar-se de uma nova rede social, muitos comerciantes já prospectam o uso do Pinterest a fim de estratégias de mercado. Afinal, o objetivo da rede é conectar todos ao mundo através das “coisas” que acham interessantes. Mas como usá-lo para fim de divulgação?

Tráfego: Assim como outro negócio que dependa da condução de um alto volume de tráfego do site para aumentar suas vendas, deve-se considerar o uso do Pinterest.Conforme pesquisas recentes, o Pinteres é de fato mais eficaz no direcionamento de tráfego em relação a outros sites de mídias sociais, até mesmo o quando comparado ao Facebook. Isso prova que esta nova rede social apresenta um grande desafio para outros canais de mídia social, além de oferecer uma vantagem competitiva entre as empresas que estão aproveitando seu potencial.

Links: Ao usar o botão pin nas páginas, ele redirecionará um link para uma nova fonte. Deve-se a isto, que muitos sites vem acumulando muitos links do Pinterest em apenas uma semana.  No entanto, estes links não apresentam um impacto direto nas estratégias do SEO. Porém, eles favorecem um valor de mercado, pois, permitem que os pinners encontrem seu conteúdo e visitem suas páginas em apenas um clique. 

Leads: Em breve, o Pinterest começará a contribuir para uma geração de leads. Até o momento, houve poucas pistas sobre a nova rede social que vem crescendo. Mas, tudo indica que este número mude em pouco tempo.

Compartilhamento Social: Ao permitir que as postagens dos usuários possam aparecer em seus perfis no Twitter e Facebook contribuirá para o sucesso dessa nova rede social. Isto significa que um número maior de pessoas estará olhando e acessando seus pins, o que aumenta a divulgação da marca de empresas.

Mas como ganhar dinheiro com o Pinterest?

A nova rede possui uma parceria com uma empresa chamada SkimLinks, que automaticamente verifica através de cada link postado no site, se ele será redirecionado para uma página de compras, a qual recebe um código garantido que o Pinterest ganhará algum dinheiro com as vendas do link indicado. O mais interessante nesta nova rede social, é que, eles não se baseiam em assinaturas ou publicidades em suas aquisições financeiras, especialmente por ser uma versão beta.

Quanto ao acesso e a criação de uma conta no Pinterest, depende de convites de amigos ou solicitado no próprio site. Já no momento que receber o convite, poderá escolher as opções do Twitter ou Facebook. Se o usuário possui algum negócio, recomenda-se logar a mesma conta do Twitter, pois, atualmente o Pinterest não oferece uma conexão de negócios com o Facebook e, com o vínculo da conta do Twitter as postagens serão compartilhadas em ambos.

Uma vez que a conta estiver ativa, comece a configurá-la. No local do usuário, insira o nome da empresa, nas descrições do perfil, descreve e poste um link com o site da empresa.

O estilo do Pinterest incentiva os comerciantes a encontrarem maneiras diferentes para divulgar suas marcas, ou seja, as empresas devem usar a rede social para promover o estilo de vida de seu negócio e não a autopromoção.

As imagens são uns dos destaques da rede. Por exemplo, se o usuário tem uma empresa de sapatos, postar apenas um quadro de avisos dos sapatos não chamará muito a atenção, o melhor, será um quadro de avisos de alguns sapatos juntamente com imagens e lugares onde estes sapatos poderiam ser utilizados pelo consumidor.

Lembre-se, assim como em qualquer outra rede social, a construção de uma base seguidores é em longo prazo.

Promover a empresa em outros canais é sempre benéfico, principalmente se estes tratam-se de mídias sociais. Escolher as melhores imagens e mais criativas também ajuda na divulgação, aliás, podem aumentar o número de seguidores da empresa. Por último e também uma dica muito importante, comprometa-se com outros pinos (ou seguidores), siga os usuários que gostaria que os seguissem.

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