Os maiores erros de webdesign

Os maiores erros de webdesign

Neste artigo vamos discutir alguns dos erros comuns que os web designers costumam fazer ao produzir um site, geralmente vemos muitos destes erros nos chamados sites “Corporativos”. Aquele site “básico” que você faz para um hotel, um arquiteto, e assim por diante.

 

Não pesquisar antes de produzir

Você deve fazer uma pesquisa antes de começar a fazer o site para seu cliente, deve procurar entender qual a área de atuação dele, e como as pessoas procuram sobre este determinado assunto na internet. Sabendo que um termo é bem procurado, você pode desenvolver todo o conteúdo do site modelando a qualidade de forma a atingir exatamente quem você precisa. Uma boa dica é utilizar a nossa ferramenta de palavras chaves.

 

Colocar todas as páginas com o título igual

Outro erro bastante comum, nunca coloque todas as páginas do site que estiver produzindo com o mesmo título, ao fazer isso você perde pontos por diversos fatores. Fica parecendo que o site é um só (com todas as páginas com o mesmo título) e o mecanismo de busca vai praticamente encarar todas as páginas como uma só.

 

Um site todo em Flash

Outro erro comum, apesar dos clientes sempre insistirem muito para fazer o site em flash (“por que é bonitinho”), você deve expor ao cliente, que ao fazer isso, ele estará mandando possíveis clientes embora. Enfatize sempre que os mecanismos de busca não enxergam o conteúdo em flash e a importância de ter um conteúdo legível para atrair mais visitas.

 

Menus em Javascript

Menus em javascript, flutuantes, e outros, atrapalham a leitura do mecanismo de busca e dificultam a acessibilidade geral do site. Se você não tiver outra escolhe, procure na internet sobre menus com CSS e opte por este opção, apesar de não resolver o quesito de acessibilidade, com CSS você pode fazer menus, e submenus flutuantes sem nenhuma linha de código.

 

Falta de Manutenção

Um bom site é cheio de atualizações e novidades. Os mecanismos de busca adoram sites cheios de conteúdos diários e ao fazer um site estático você fica fora da panela. Ao fazer um site para um cliente, procure soluções prontas como Joomla e WordPress. Muitas pessoas tem receio de usar códigos prontos, mas ao usar uma ferramenta dessas, além de melhorar o site para os mecanismos de busca você ainda ganha tempo de suporte pois você não vai ter um monte de cliente te ligando para você mudar o telefone na página de contato 

 

Usar textos com imagens

Fontes renderizadas e salvas como gif e jpeg são lindas, e o pessoal adora usar elas em títulos. NÃO FAÇA! Apesar de dar um belo apoio visual, a troca que você faz ao fazer isso é consideravelmente ruim. Quando estiver fazendo a página, utilize as tags de títulos H1. Elas existem exatamente para isso, não se esqueça de formatar elas com CSS.

 

Descrever suas imagens

Quando colocar uma imagem na página, preencha o campo ALT com um texto e palavras descrevendo sobre o que esta imagem é. Ao fazer isso, você avisa os mecanismos de busca sobre o que é uma imagem.

 

Nomes da página e das imagens

Procure sempre usar bons nomes de páginas e imagens, utilize “-” ao invés de “_” para separações, ex: cadastro-de-sites.html. Faça o mesmo com as imagens, se você tem um fundo laranja com bolinha não salve a imagem como f.gif, salve-a como fundo-laranja-com-bolinha.gif. Depois de colocar a página no ar e estiver indexado experimente uma busca no google por imagens, você vai se impressionar de como aparece quase sempre na primeira página

 

Faça o conteúdo rico nas palavras

Um conteúdo bem escrito e rico nas palavras e sinônimos do seu targeting são essenciais para garantir visitas diárias e usuários satisfeitos. Uma pessoa que saiu satisfeita do seu site com certeza manifestará interesse futuro de voltar nele. Se você fizer um site com um conteúdo ruim, pode ter certeza, ele vai e não volta mais. A internet é gigante e o usuário não vai ficar perdendo tempo num site que não tem nada de melhor à oferecer.

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