Pesquisa mostra os principais motivos para uma mensagem ser classificada como spam

Pesquisa mostra os principais motivos para uma mensagem ser classificada como spam

spamA Kentico divulgou um relatório sobre os hábitos dos consumidores ao interagirem com e-mails comerciais. Embora a amostragem do estudo não tenha sido muito vasta (cerca de 300 entrevistados), a pesquisa revelou alguns comportamentos inesperados por parte dos inquiridos: 38% afirmaram que marcariam um e-mail legítimo como spam “porque as empresas enviam aquela mensagem com muita frequência”, enquanto que um índice menor, 34%, declarou fazer o mesmo com e-mails que não foram solicitados por eles.

 

O restante dos entrevistados na pesquisa citou que costumam marcar como spam mensagens que “não contém nenhum assunto de seu interesse” (26%) e e-mails mal-formulados, com design de baixa qualidade e contendo erros de ortografia / digitação (2%).

Curiosamente, diversos estudos têm mostrado que a frequência é o principal motivo para os descadastramentos em mailings, o que poderia apontar para o fator comodidade, como o maior responsável pelo alto índice de usuários reportando e-mails legítimos como spam. Isso porque, é mais simples cancelar o recebimento de e-mails reportando a mensagem como spam, já que processo pode ser realizado com apenas um clique do mouse.

O relatório da Kentico também mostrou que os consumidores estão considerando o e-mail marketing, gradativamente, menos efetivo com o passar dos anos. Proporcionalmente, 36% das pessoas acreditam que o e-mail marketing piorou nos últimos cinco anos, enquanto que 32% disseram que melhorou. O restante dos entrevistados permaneceu neutro.

O caos na quantidade de e-mails foi outro problema evidenciado no estudo, à medida que os destinatários têm recebido, em média, 416 mensagens comerciais por mês. Essa profusão de e-mails tem origem no comportamento dos próprios usuários: 31% afirmam estarem cadastrados em 6-10 listas; 14% em 11-15 listas; 7% em 15-20 listas; e 5% ultrapassam o total de 20 listas. Enquanto 44%, em média, dos entrevistados disse que costuma ler 75%, ou mais, dos e-mails que recebem, essa estatística salta para 48% para os usuários cadastrados em seis ou mais listas.

Outros insights da pesquisa

– Ao todo, 77% dos entrevistados disseram que não aprovam o recebimento de e-mails que não foram solicitados, mesmo que seja algo relevante para eles;

– Dentre aqueles que afirmaram ter se cadastrado em listas, 57% permanecem no mailing de um a três anos; 22% por quatro a seis e apenas 16% afirmam permanecer na mesma lista por 10 anos ou mais;

– 45% dizem que executariam uma ação requisitada em um e-mail marketing (como aprender algo sobre algo novo ou comprar um produto) de uma a duas vezes por mês. Contudo, um a cada cinco disseram que nunca seguiriam a um “call to action”.

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