Capim Dourado Tocantins Artesanato Fashion e Inovador

Capim Dourado Tocantins Artesanato Fashion e Inovador

Capim Dourado Tocantins Artesanato Fashion e Inovador

Capim Dourado é Capim e fibra de palmeira se transformam num dos artesanatos mais bonitos do Brasil depois de serem “Costurados” pelas cuidadosas e precisas mãos das artesãs.

Capim Dourado Tocantins Artesanato Fashion e Inovador

     A planta e a palha do Buriti, utilizada para trançar os fios de capim dourado no artesanato, conhecida por todos artesões como (seda) é extraída do chamado “olho” da palmeira, seu broto central.
O Capim Dourado (syngonanthus) é uma espécie típica de campo úmido que cresce na remota região do Jalapão, interior de Tocantins. Apesar de seu nome remeter a uma gramínea, o Capim Dourado é uma planta bem diferente dos capins propriamente ditos. A planta adulta constitui-se de uma roseta de folhas que fica próxima à superfície do solo e tem cerca de 04 centímetrosde diâmetro.
Com base nos resultados obtidos, a partir de 2004, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins elaborou regras para a colheita das hastes de capim dourado utilizadas na confecção artesanal. Estas regras estão na Portaria 092/2005 que determina que:
  • As hastes apenas podem ser colhidas após 20 de setembro;
  • As flores (capítulos, ou frutos) devem ser cortadas e dispersas no solo logo após a colheita;
  • As hastes de capim dourado não podem sair da região in natura, apenas em forma de artesanato. Estas regras visam garantir a produção de sementes (que ocorre apenas a partir do início de setembro) e sua manutenção nos campos úmidos, para a que as populações de capim dourado possam se manter, naturalmente. Além disto, pretende-se garantir que o capim dourado gere renda para artesãos da região do Jalapão, sendo vendido já como artesanato, com valor agregado.

 

Tags:, , , , , , ,
Abrir chat
💬 Posso Ajudar?